23 novembro 2024
Após a Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) ser barrada nos aeroportos do estado, o secretário Fábio Vilas-Boas não poupou críticas contra a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e chamou de “absurda” a decisão do órgão federal.
Mais cedo, o governador Rui Costa (PT) denunciou a Anvisa de barrar a atuação de profissionais de saúde que mediam a temperatura de passageiros que desembarcavam nos aeroportos de todo o território baiano.
Apesar da Anvisa justificar que não há razão técnica para tal procedimento, o secretário Fábio Vilas-Boas ressaltou que “essa estratégia já é adotada no mundo inteiro e é inócua do ponto de vista operacional”.
“É um absurdo o que está acontecendo. O que mais nos deixa indignado é que não há justificativa. A Anvisa afirma que não há razão técnica, mas essa estratégia já é adotada no mundo inteiro e é inócua do ponto de vista operacional, não vai fazer mal a ninguém”, relatou.
“Enquanto isso, as recomendações são ignoradas no Brasil”, afirmou o chefe da pasta. “Lamentavelmente, a Anvisa continua deixando a população da Bahia exposta, já que uma pessoa que estiver doente entrará no estado sem nenhuma restrição”, acrescentou.
Mateus Soares