Foto: Divulgação
Secretário estadual de Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas 21 de abril de 2020 | 18:04

Vilas-Boas afirma que médico vitima do COVID-19 em Ilhéus utilizou hidroxicloroquina

bahia

O secretário estadual de Saúde da Bahia (Sesab), Fábio Vilas-Boas afirmou na manhã desta terça-feira (21) que uma das mortes pelo COVID-19 na Bahia fez a utilização da hidroxicloroquina e azitromicina para tradamento da doença. Trata-se do médico Gilmar Calazans Lima, de 55 anos, que deu entrada no Hospital Regional da Costa do Cacau (HRCC).

“Médico de 55 anos estava usando hidroxicloroquina para COVID-19. Ele era hipertenso e diabético, vinha em tratamento domiciliar há 4 dias, com a combinação hidroxicloroquina e azitromicina, com melhora clínica, já sem febre ou dispneia, quando apresentou um mal súbito”, disse o secretário em uma postagem no Twitter.

Também em postagem na rede social o titular da Sesab alertou sobre os cuidados que é preciso para fazer a utilização da hidroxicloroquina. “É sabido que a cloroquina e a hidroxicloroquina podem levar a arritmias cardíacas graves potencialmente fatais. Seu uso deve ser precedido de avaliação cardiológica e realização de eletrocardiograma”, acrescentou.

“Por ser médico, o paciente conseguiu acesso à hidroxicloroquina e azitromicina, dispensadas com receita médica e vinha em uso domiciliar. Ele era hipertenso e diabético com controle adequado”, escreveu Vilas-Boas.

Comentários