/

Home

/

Noticias

/

Bahia

/

MPF instaura inquérito para investigar compra de respiradores pelo Consórcio do Nordeste

MPF instaura inquérito para investigar compra de respiradores pelo Consórcio do Nordeste

Por Redação

09/06/2020 às 10:15

Atualizado em 09/06/2020 às 10:15

Foto: Camila Peres/GOVBA

Imagem de MPF instaura inquérito para investigar compra de respiradores pelo Consórcio do Nordeste

O Ministério Público Federal (MPF) instaurou, nesta terça-feira (9), um inquérito para investigar irregularidades e ato de improbidade administrativa do Consórcio Nordeste na compra frustrada de respiradores com a Hempcare Pharma.

Segundo informações publicadas hoje pelo site Bahia Notícias, as investigações do MPF serão feitas em conjunto com a Polícia Federal (PF) e o Grupo Especial de Combate às Organizações Criminosas e Investigações Criminais (Gaeco), braço forte e com autonomia dentro do Ministério Público da Bahia (MP-BA).

A compra dos ventiladores foi concretizada pelo Governo da Bahia, que preside a entidade, por R$ 49 milhões e teve pagamento adiantado de todos os nove estados da região. Os equipamentos, porém, nunca foram entregues.

Foi a gestão do governador Rui Costa (PT) que, inicialmente, denunciou e deflagrou a Operação Ragnarok. Em coletiva sobre a ação da Polícia Civil baiana contra a empresa, o secretário de Segurança Pública (SSP-BA), Maurício Barbosa, declarou que a Bahia foi vítima de um golpe e que a Hempcare ainda negociava com outros estados e, também, com a união.

A investigação, no entanto, tomou outros rumos. Após a deflagração da Ragnarock, a dona da empresa Hempcare, Cristiana Prestes, que também foi alvo, citou o ex-chefe da Casa Civil, Bruno Dauster, como o principal responsável pelas negociações envolvendo os respiradores.

Segundo ela, que chegou a ser presa, Dauster foi quem a procurou e ele conduziu “99,9%” das tratativas. Vale lembrar que Dauster demitido de forma totalmente inesperada na última quinta (4).

Comentários
Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Política Livre
politica livre
O POLÍTICA LIVRE é o mais completo site sobre política da Bahia, que revela os bastidores da política baiana e permite uma visão completa sobre a vida política do Estado e do Brasil.
CONTATO
(71) 9-8801-0190
SIGA-NOS
© Copyright Política Livre. All Rights Reserved

Design by NVGO

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.