Foto: Reprodução
Marcos Mendes 22 de setembro de 2020 | 10:14

Audiência pública pede concurso público para aumentar efetivo de policiais penais do sistema prisional baiano

salvador

Durante audiência pública promovida pela Câmara de Vereadores, por meio das Comissões de Desenvolvimento Sustentável e Direitos Humanos, o vereador Marcos Mendes (PSOL)  anunciou que irá protocolar Projeto de Indicação, nesta semana, para solicitar ao governador Rui Costa concurso público para aumentar o efetivo de policiais penais que trabalham nas unidades prisionais do Estado. A sessão solene ocorreu na tarde desta segunda-feira (21), e foi transmitida pela TV Câmara canal aberto 12.3, rádio Câmara, facebook e site insitucional da Câmara de Vereadores.

O vereador Marcos Mendes (PSOL) salientou que as unidades prisionais possuem 14.000 custodiados para apenas 1.300 policiais penais no Estado sendo que, de acordo com o Conselho Nacional de Políticas Criminais e Penitenciárias ( CNPCP), a Bahia deveria ter 11.200 policiais penais no total e 2.400 policiais penais plantonistas necessários para garantir a segurança dos estabelecimentos penais, a realização de escoltas judiciais e de saúde, o controle da disciplina no interior das unidades penais, as assistências materiais, religiosas, educacionais e atividades laborativas asseguradas pela Lei de Execução Penal. Segundo a própria SEAP, a cada 5 custodiados, deveríamos ter 1 policial penal. Mendes citou, como exemplo, o Conjunto Penal de Feira de Santana que possui 17 policiais penais e o ideal estimado deveria ser de 340 policiais penais.  De acordo com o parlamentar,  o baixo efetivo é um dos elementos que dificulta a ressocialização dos custodiados.

“Cerca de 80% dos custodiados retornam para o sistema prisional porque não existe  ressocialização. Nós sabemos que 90% do sistema prisional é composto por pessoas pobres e pretas as “PPP”. Se nós tivéssemos implementado o Decreto Pró-Trabalho de 2013, que reserva para os egressos, 5% das vagas, nas empresas que licitam com o Estado, estaríamos, de fato, promovendo a ressocialização dos custodiados. Esse foi um dos decretos mais importantes criados, mas que, infelizmente, ainda não foi implementado. Meu mandato vai protocolar um Projeto de Lei para que o decreto seja efetivado no município de Salvador,” garantiu o vereador Marcos Mendes (PSOL).

O representante da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocializacão (SEAP), Luis Antônio, reafirmou que o sistema prisional baiano possui, atualmente, um déficit  de policiais penais, destacou que existe um quadro “envelhecido” de servidores penitenciários e defendeu a  necessidade de abertura de concurso público para aumentar o contingente de policiais penais que trabalham nas unidades prisionais do Estado. “Nós da SEAP convalidamos a necessidade e importância de abrirmos concurso público para o sistema prisional baiano”, defendeu o gestor, ao garantir que  o sistema de monitoramento por câmera será implementado nas unidades prisionais do Estado, uma das pautas reivindicadas pelo Sindicato dos Servidores Penitenciários (Sinspeb).

Comentários