/

Home

/

Noticias

/

Mundo

/

Efeitos colaterais de vacina chinesa atingiram menos de 5% dos voluntários

Efeitos colaterais de vacina chinesa atingiram menos de 5% dos voluntários

Por Mônica Bergamo/Folha de S.Paulo

10/09/2020 às 07:26

Atualizado em 10/09/2020 às 07:26

Foto: Fotoarena/Folhapress

Imagem de Efeitos colaterais de vacina chinesa atingiram menos de 5% dos voluntários

A vacina chinesa da Sinovac, que está sendo testada no Brasil em parceria com o Instituto Butantan, causou até agora efeitos colaterais em menos de 5% dos voluntários que fazem parte dos estudos clínicos.

A maioria deles sentiu dor muscular no local da injeção. Apenas 1% relataram algum mal estar e “uma febrícola”, diz o diretor do Butantan, Dimas Covas. O imunizante está sendo aplicado em 27 mil pessoas —nove mil delas são profissionais de saúde do Brasil.

De acordo com Covas, a vacina da Sinovac é feita com tecnologia tradicional, com o vírus inativado —o que confere a ela uma grande segurança, até agora confirmada nos testes para o coronavírus.
?
O diretor do Butantan afirma ainda que o fato de as pessoas jovens apresentarem “resposta mais proeminente” à vacina do que os idosos é natural, e repete o que acontece com outros imunizantes.

“Os idosos têm sistema imunológico menos ativo. Mas a notícia não é que a vacina é menos eficaz neles se comparada aos jovens. E, sim, que é eficaz em todas as idades”, afirma ele.

Dimas Covas, por sinal, fez exames para saber se estava com Covid-19 —o motorista dele e outros funcionários da diretoria do Butantan tinham testado positivo para a doença.

Comentários
Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Política Livre
politica livre
O POLÍTICA LIVRE é o mais completo site sobre política da Bahia, que revela os bastidores da política baiana e permite uma visão completa sobre a vida política do Estado e do Brasil.
CONTATO
(71) 9-8801-0190
SIGA-NOS
© Copyright Política Livre. All Rights Reserved

Design by NVGO

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.