Foto: Fotoarena/Folhapress
10 de setembro de 2020 | 07:26

Efeitos colaterais de vacina chinesa atingiram menos de 5% dos voluntários

mundo

A vacina chinesa da Sinovac, que está sendo testada no Brasil em parceria com o Instituto Butantan, causou até agora efeitos colaterais em menos de 5% dos voluntários que fazem parte dos estudos clínicos.

A maioria deles sentiu dor muscular no local da injeção. Apenas 1% relataram algum mal estar e “uma febrícola”, diz o diretor do Butantan, Dimas Covas. O imunizante está sendo aplicado em 27 mil pessoas —nove mil delas são profissionais de saúde do Brasil.

De acordo com Covas, a vacina da Sinovac é feita com tecnologia tradicional, com o vírus inativado —o que confere a ela uma grande segurança, até agora confirmada nos testes para o coronavírus.
?
O diretor do Butantan afirma ainda que o fato de as pessoas jovens apresentarem “resposta mais proeminente” à vacina do que os idosos é natural, e repete o que acontece com outros imunizantes.

“Os idosos têm sistema imunológico menos ativo. Mas a notícia não é que a vacina é menos eficaz neles se comparada aos jovens. E, sim, que é eficaz em todas as idades”, afirma ele.

Dimas Covas, por sinal, fez exames para saber se estava com Covid-19 —o motorista dele e outros funcionários da diretoria do Butantan tinham testado positivo para a doença.

Mônica Bergamo/Folha de S.Paulo
Comentários