Foto: Divulgação
22 de setembro de 2020 | 15:29

Primeiro espetáculo adulto montado em drive in está de volta nesta quinta

salvador

O espetáculo aula “5 segundos” volta a cartaz nesta quinta-feira (24), às 19h, no BIG Bompreço Drive In Salvador, localizado no estacionamento do Centro de Convenções da capital baiana. A peça teatral é baseada em fatos reais ocorridos com um baiano na Segunda Guerra Mundial e destaca, nesta edição, a proposta de oferecer entretenimento de qualidade com conteúdo interdisciplinar preparatório para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

Na carona de uma trama fascinante, os educadores analisam de modo interdisciplinar elementos da Língua Portuguesa e Redação, Matemática, Ciências Humanas e Naturais, conteúdo exigido dos candidatos que realizam as provas de todos os vestibulares do país.

Após o sucesso de público em 2019 e no primeiro semestre de 2020, a equipe de “5 segundos” correu os riscos de produzir o primeiro espetáculo adulto montado em uma estrutura de drive in, na Bahia. Com o excelente resultado da primeira edição, na última quinta-feira (17), a produtora da peça voltou a apostar no formato ousado e vai reeditar a parceria com 12 dos melhores professores dedicados à preparação de candidatos para concursos e vestibulares, no estado.

Diante da orientação de isolamento social, por causa da pandemia do coronavírus, “5 segundos” se reinventou e conta com a parceria da Unijorge e a segurança da estrutura do BIG Bompreço Drive In Salvador para garantir entretenimento e educação com o cumprimento de todos os protocolos sanitários exigidos pelos governos municipal e estadual.

Segundo o reitor da Unijorge, Guilherme Marback Neto, este evento é inovador e importante para a continuidade do processo educacional, que não pode parar com a pandemia. “Estamos constantemente buscando ações que façam com que nossos jovens estejam sempre aprendendo de alguma forma. Faz parte do nosso DNA buscar a inovação na Educação e estar em sintonia com as melhores iniciativas de produção de conteúdo em benefício dos alunos”, disse ele.

Os ingressos custam R$ 120, por carro, e estão à venda no site sympla.com.br/bigdrivein. Cada veículo pode acessar a aula com até quatro ocupantes. O Escritório do Pensamento, produtora responsável pela peça, realiza promoções de cupons de descontos no perfil do espetáculo no Instagram, @5segundosespetaculo

O Espetáculo

O enredo de “5 segundos” se passa nos anos finais da Grande Guerra. Em território italiano, Rui, praça da FEB (Força Expedicionária Brasileira), se depara com um soldado alemão em pleno “teatro da guerra”.

Esgotados, nem ele, nem mesmo o soldado nazista dispõem de armas de fogo ou munição, mas carregam consigo o compromisso com ideais que, aos poucos, foram derramados com o sangue inimigo.

Era o fim para um dos dois, ou para os dois, mas aqueles “5 segundos”, entre o olhar de fúria e o corpo tombado sob o golpe inimigo, se transformariam em uma retomada de uma vida inteira que aproxima os personagens e coloca em xeque os valores humanos, as expectativas sobre a vida, a morte, os amores, a política, as verdades e mentiras sobre a guerra.

A trama discute o choque de princípios frente os desafios da vida e do viver ou morrer; do cumprimento de uma ordem à necessidade de sobrevivência; do real sentido de se utilizar da força física para fazer valer o argumento; do infindável debate sobre a dignidade da vida humana!

São apenas “5 segundos” e uma sentença de morte! Quem sucumbe? Rui, Albert ou ambos? Vale a pena conhecer essa história cheia de surpresas, reflexões e uma sensível atuação de Felipe Mago (novela “Sol Nascente”, Rede Globo, 2017), Felipe Velozo (filme “Marighella”, 2019; série “Os Irmãos Freitas”, 2019; e “Barrela”, 2017) e Marília Carvalho (“Ativistas da Paz”, 2015), que também assina a produção do espetáculo. O texto é do Professor, Historiador e Dramaturgo Ricardo Carvalho.

O desafio de dilatar o tempo, transformar uma cena de “5 segundos” em um espetáculo de 50 minutos, que pôde ir além da representação de quase seis anos de batalhas e mais de 70 milhões de mortos na Segunda Guerra Mundial, reuniu, mais uma vez, os diretores Ricardo Carvalho e Alan Miranda (SMS – Saga da Memória Soteropolitana, 2012). Daniel Arcades (Prêmio Braskem 2016 com o texto de “Rebola”) também assina a direção do espetáculo. Daniel e Alan reeditam a parceria de sucesso no texto de “De um tudo”, 2017.

Serviço
O quê: Espetáculo-aula “5 Segundos”
Quando: Dia 24 de setembro de 2020, às 19h, no BIG Bompreço Drive In Salvador
Quanto: R$ 120. Ingressos no site do Sympla

Comentários