8 maio 2025
Depois de uma boa bronca da TV Bahia, o presidente da Câmara Municipal de Salvador, Geraldo Jr. (MDB) decidiu colocar em pauta, para apreciação amanhã, o pacote fiscal do prefeito ACM Neto (DEM) destinado a ajudar o empresariado e contribuintes durante a pandemia do novo coronavírus.
Ele fez o anúncio agora pela manhã no grupo de WhatsApp que os vereadores utilizam para se comunicar com a presidência, depois que a emissora exibiu pela segunda vez – a primeira foi ontem à noite – uma bem produzida reportagem sobre a demora do Legislativo em votar a proposta.
Cobrado principalmente pelo empresariado, o pacote foi enviado pelo prefeito aos vereadores há cerca de dois meses. Na reportagem, a emissora chega a entrevistar o presidente da Comissão de Constituição e Justiça, vereador Alexandre Aleluia (DEM), que explica o rito processual para votação da matéria.
A entrevista mais significativa, entretanto, feita em tom de protesto, foi dada pelo presidente da Fecomércio (Federação do Comércio), Carlos Andrade, que exigiu um posicionamento rápido dos políticos para minorar a crise que a cidade vive em decorrência da Covid-19.
Ontem, a oposição pediu vistas ao pacote, o que poderia postergar a apreciação da matéria para a próxima semana. A pressão decorrente da iniciativa da TV Bahia foi tão grande, no entanto, que o presidente da Câmara atropelou o rito e determinou a votação do pacote fiscal.