Foto: Divulgação
André Lemos 11 de outubro de 2020 | 11:36

Objetos da Bahia ganham voz em novo livro de André Lemos

salvador

O que diriam os objetos mais conhecidos da Bahia, como a fitinha do Senhor do Bonfim, o tambor do Olodum, o berimbau, a rede, se pudessem falar a respeito de suas particularidades? No livro do escritor e professor da Faculdade de Comunicação da UFBA, André Lemos, 31 objetos são entrevistados pelo jornalista Joaquim Pimenta.

“Objetos da Bahia. Entrevistas” fecha uma trilogia sobre os objetos. Em 2013 o autor escreveu “A Comunicação das Coisas” (Annablume, São Paulo), livro acadêmico que tratou das mediações materiais dos objetos nos processos comunicacionais. O livro foi finalista do prêmio Jabuti em 2014. Em 2018, publicou “Coisas” (Mondrongo, Bahia), livro de poemas tendo como inspiração os diversos objetos do quotidiano. Com “Objetos da Bahia”, o autor finaliza essa trilogia com um ensaio que dá vozes aos objetos para que possam dizer o que sentem do mundo, como encaram suas existências, a relação com outros, o amor e a morte.

Objetos da Bahia, leitura mais que recomendada para baianos e não-baianos, é uma publicação da editora Mondrongo, que em 2021 comemorará 10 anos de fundação. O livro já está disponível para compra no site da editora.

André Lemos é escritor e Professor Titular da Faculdade de Comunicação da UFBA. Tem mais de 15 livros publicados e inúmeros artigos nacionais e internacionais sobre cultura digital. No universo da ficção escreveu “@reviravolta: uma experiência em twitteratura” (Ed. Simplíssimo, Porto Alegre, 2010), “O Fantasma de Beckett” (Romance, Ed. Sulina, Porto Alegre, 2018) e “Coisas” (Poemas, Ed. Mondrongo, Itabuna, 2018).

Serviço
O quê? – Lançamento do livro “Objetos da Bahia. Entrevistas”, de André Lemos
Editora Mondrongo – http://www.mondrongo.com.br

Comentários