Foto: Divulgação
O diretor da Codesal, Sosthenes Macêdo 08 de outubro de 2020 | 21:30

Programação especial marca encerramento da Semana Nacional de Redução de Desastres

salvador

A Semana Nacional de Redução de Desastres, realizada em Salvador pela Codesal, terá uma programação especial de encerramento nesta sexta-feira (9) com palestras presenciais com o tema “Ações da Defesa Civil em Salvador” no auditório da Defesa Civil para engenheiros e arquitetos.

O evento será aberto às 8h30 com a palestra “O potencial transformador do Bim no Planejamento e na mitigação de risco”, proferida pelo arquiteta Fernanda Machado. O evento tem continuidade com a engenheira civil Rosana Almeida que falará sobre a “Geotecnia aplicada a redução de desastres em áreas de encostas” e a engenheira Fernanda Passuelo que abordará o tema “Manifestações patológicas em estruturas de concreto armado e alvenaria”.

A engenheira da Codesal, Rita Jane Moraes, apresentará, à tarde, os resultados do Projeto Casarões, seguida do engenheiro Esmeraldo Tranquilino que abordará o tema “Técnicas de impermeabilização de encostas com geomanta”.

A Semana Nacional de Redução de Desastres prosseguiu nesta quinta-feira (8) com o tema “Prevenção nas Comunidades”. O secretário municipal de Infraestrutura e engenheiro sanitarista e ambiental, Luciano Sandes, abordou o tema a “Influência da dinâmica da comunidade sobre a micro e macrodrenagem de Salvador”.

Na sequência, a psicóloga e tenente-coronel reserva do CBMDF, Daniela Lopes, e a ex-secretária nacional de Proteção e Defesa Civil, Ivone Valente, apresentaram a palestra “Prevenção diante dos desafios sociais nas comunidades”.

“Centro Histórico – fortalecimento de vínculos como forma de prevenção” foi o assunto do debate, com as participações do superintendente do Iphan/BA, Bruno Tavares, e da presidente da FMLF, Tânia Scofield, tendo como mediador, o arquiteto urbanista e conselheiro do CAU/BA, Ernesto Carvalho.

A live “A importância da Defesa Civil na prevenção de acidentes”, teve como participantes o secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, coronel Alexandre Lucas, e o deputado federal João Roma, (Republicanos/BA).

Comentários