Home
/
Noticias
/
Salvador
/
‘O tempo de Bolsonaro tem que acabar’, diz Marta após presidente negar racismo em discurso no G20
‘O tempo de Bolsonaro tem que acabar’, diz Marta após presidente negar racismo em discurso no G20
Por Redação
22/11/2020 às 08:40
Atualizado em 22/11/2020 às 09:15
Foto: Divulgação

Presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara de Salvador, a vereadora Marta Rodrigues (PT) repudiou, neste domingo (22), as declarações do presidente na abertura do G20 de que não existe racismo no Brasil e disse que o discurso é proposital, alinhado com o vice-presidente e o governo federal.
“Eu imagino o constrangimento e a indignação, mas precisamos enxergar que este discurso do presidente é proposital, não é um discurso inocente e ignorante porque os dados estão aí, escancarados nos mostrando a realidade. Quando ele fala isso, enquanto o vice chama um homem negro de ‘pessoa de cor’, seus filhos acentuam isso nas redes sociais, ele aumenta o caos que sempre projetou para colocar em prática uma gestão genocida, que afeta a população pobre, e privatizadora, que beneficia as elites”, disse.
Segundo Marta, a população precisa compreender que as declarações são criminosas, pois colocam em risco a vida da maioria da população brasileira – negra - ao desconsiderar a existência do racismo em todas as suas esferas, institucional, social, nos serviços públicos e privados. “O racismo mata e precisamos internalizar isso para combater este genocídio, ele mata diariamente. O Brasil não pode ir na contramão do progresso social e dos direitos humanos”, disse.
Para Marta, o presidente insiste em negar o racismo como parte do projeto necropolítico que tenta implantar no Brasil. “Após a derrota de Trump, e a derrota da extrema-direita nas eleições aqui no Brasil, iremos com mais força derrubar este projeto e trabalhar para reconstruir um país com justiça social. ”, afirmou.
