Foto: kCarol Garcia/GOVBA/Arquivo
Vice-governador João Leão 05 de maio de 2021 | 16:20

Leão ganha mais duas secretarias, mas perde direito de ocupar governo e vaga na chapa de Wagner em 2022

exclusivas

Com o anúncio da ida do vice-governador João Leão para o Planejamento e do ex-presidente da Assembleia Legislativa, deputado Nelson Leal, para a pasta de Desenvolvimento Econômico, o PP passa, na prática, a comandar três secretarias de Estado, com a Cerb pelo meio, tornando-se o aliado a ter, comparativamente, o maior número de posições importantes no governo Rui Costa (PT).

A terceira secretaria hoje em poder do partido de Leão é a de Recursos Hídricos. Com o laço que o governador passou no PP, deputados governistas consideram que não será difícil para Leão desistir de participar da chapa majoritária liderada pelo senador Jaques Wagner à sucessão de Rui em 2022, mesmo que o governador não renuncie para lhe passar o governo antes da eleição, como muitos chegaram a especular.

Assim, restaria a Leão disputar, junto com o filho, uma vaga na Câmara dos Deputados, indicando um terceiro nome – que ninguém sabe ainda qual será – para candidato a vice na chapa de Wagner, já que o espaço do Senado está assegurado para a reeleição de Otto Alencar (PSD). Como se sabe, porque Leão já se reelegeu a vice, a legislação proíbe que ele ou o filho possam disputar a eleição para o cargo.

Política Livre
Comentários