Foto: Divulgação
Deputada federal Lídice da Mata (PSB/BA) 26 de maio de 2021 | 16:48

Lídice diz que Queiroga mente ao apontar SUS como “culpado” por crise sanitária

brasil

A deputada federal Lídice da Mata (PSB/BA) rebateu nesta quarta-feira (26) a declaração do ministro da Saúde Marcelo Queiroga segundo quem a crise sanitária por conta da pandemia da Covid-19 no país é “culpa do SUS”. A declaração de Queiroga foi prestada durante audiência pública na Comissão de Fiscalização e Controle da Câmara dos Deputados.

“Afirmo categoricamente que o ministro mentiu, pois está profundamente desinformado”, afirmou a socialista que enfatizou ser o presidente Jair Bolsonaro o grande responsável pelo caos na saúde no país, dentre outros motivos por ter atrasado a compra de vacinas. “Ele (Bolsonaro) cortou verbas do SUS e apostou na assassina imunização de rebanho”, pontuou Lídice.

Queiroga disse, na audiência pública, que “o nosso sistema de saúde, a despeito dos avanços que teve nas últimas três décadas, padecia de vicissitudes. Unidades hospitalares sucateadas, urgências lotadas, UTIs lotadas e filas de cirurgia para serem realizadas”.

O ministro da Saúde apontou o sucateamento do SUS como um dos motivos para as mais de 450 mil mortes já registradas no Brasil em virtude da pandemia da Covid-19.

Davi Lemos
Comentários