Foto: Divulgação
28 de outubro de 2021 | 10:12

No Dia do Servidor Público, trabalhadores protestam contra a reforma administrativa

salvador

Servidores públicos da União, Estado e município protestaram, na manhã desta quinta-feira (28), na Praça da Piedade, em Salvador, contra o projeto de reforma administrativa do governo federal. Eles distribuíram mil kits de café da manhã e folhetos para a população denunciando os impactos negativos da PEC 32.

Dentre os principais prejuízos destacados pela categoria estão o fim do concurso público, a terceirização nas atividades essenciais, o fim da estabilidade do servidor e a precarização da mão de obra.

Para Valdemir Medeiros, diretor financeiro do Sindicato dos Trabalhadores Federais em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social, a reforma administrativa trará um impacto negativo significativo para a sociedade, sobretudo em setores como Saúde e Educação, que poderão ficar cada vez mais restritos. “Hoje temos unidades clínicas e escolas em áreas periféricas e cidades do interior e, com a PEC 32, haverá uma escassez desses serviços”, disse.

Luciana Liberato, do Fórum Baiano em Defesa do Serviço Público, lembra que o servidor não é um problema para a sociedade brasileira. “Criou-se uma falsa ideia de que o serviço público no Brasil tem excesso de funcionários. Estamos com bem menos efetivo que em países como Estados Unidos, Alemanha, Espanha e Portugal”, afirmou.

Comentários