Foto: Divulgação / Arquivo
Deputada federal Lídice da Mata (PSB) 01 de novembro de 2021 | 12:08

Lídice mantém diálogo com plataformas de redes sociais para conter ‘fake news’

exclusivas

A deputada federal Lídice da Mata (PSB) disse a este Política Livre que tem mantido os diálogos com as plataformas das redes sociais de forma a combater a disseminação de notícias falsas. A socialista é a relatora da CPMI das Fake News, cujos trabalhos estão paralisados por determinação do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, em virtude da pandemia da Covid-19.

“Temos mantido um diálogo constante com as plataformas, mas haveremos de dialogar ainda mais e avançar no sentido de cobrar posições e ações firmes no combate à desinformação e no incentivo sob ‘qualquer lucro’ de embates recheados de teorias mentirosas nas redes”, disse a deputada federal. Lídice da Mata salientou que a responsabilidade pelos crimes cometidos por quem financia, fabrica e espalha fake news “é de todas e de todos que fecham seus olhos e relativizam condutas criminosas sob o ‘manto’ da liberdade de expressão”.

A parlamentar pontua que o legado da CPMI das Fake News, além do esforço para construir uma legislação que preserve a ampla liberdade de expressão, será a responsabilização de quem deposita recursos para a desinformação. “Desinformação que mata, incentiva o ódio e fez nascer em nosso país há quatro anos uma cultura anticivilizatória, atrasada, cruel e vexatória noticiada em todo o mundo”, salienta a presidente estadual do PSB.

Davi Lemos
Comentários