22 novembro 2024
O secretário estadual de Administração Penitenciária e Ressocialização, Nestor Duarte Neto, informou que entregou na data de hoje carta ao governador Rui Costa (PT) solicitando a sua exoneração do cargo. O ex-deputado federal constituinte alegou motivos pessoais e questões políticas para tomar a decisão. Ele foi indicado para a pasta pelo deputado federal Marcelo Nilo (PSB), que está desembarcando do grupo governista para apoiar a candidatura de ACM Neto (DEM) ao governo.
Este Política Livre noticiou na semana passada que enquanto o governador achava que, apesar do provável rompimento com Nilo, Nestor deveria permanecer no cargo, o time do senador Jaques Wagner, candidato do PT ao governo, defendia o desligamento do secretário por seu caráter “simbólico” e “exemplar”. Trata-se do primeiro quadro ligado a Nilo a pedir desligamento da gestão desde que o deputado federal começou a se movimentar em torno da sucessão estadual no campo do ex-prefeito de Salvador.
A gestão de Nestor Duarte à frente da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap), iniciada em 2011, foi marcada pela modernização e aparelhamento do Sistema Penitenciário da Bahia, com destaque para a construção de novas Unidades Prisionais e a ampliação do número de vagas, contribuindo para o processo de custódia humanizada da pessoa privada de liberdade, através dos diversos processos de ressocialização.
No arcabouço das ações capitaneadas pelo secretário, ganha igual destaqu, a implantação da Inteligência Penitenciária e da Central e dos Núcleos de Monitoração Eletrônica de Pessoas (tornozeleira eletrônica) e dos Núcleos de Apoio e Acompanhamento às Penas e Medidas Alternativas no interior do Estado, e, principalmente, o processo de valorização dos servidores penitenciários, através de investimentos na aquisição de fardamentos, armamentos institucionais, equipamentos, veículos operacionais e capacitação.
Nestor Duarte, agradeceu a confiança depositada nele pelo governador e por Wagner e informou que permanecerá ‘fiel à sua história política, sempre ao lado das forças progressistas e do desenvolvimento social’.
Política Livre