26 novembro 2024
O PSD, que integra a base do governador Rui Costa (PT), é o partido com o maior número de prefeitos na Bahia. Segundo o diretório estadual, são 111 gestores municipais filiados à sigla. Desse total, ao menos 9 já declararam publicamente apoio à pré-candidatura de ACM Neto, do União Brasil, a governador. Parte deles também pretende pedir votos para o pré-candidato ao Senado da chapa oposicionista, o deputado federal Cacá Leão (PP), o que tem incomodado o senador Otto Alencar (PSD), postulante à reeleição.
Os 9 prefeitos do PSD que fecharam com ACM Neto foram: Thiago Gilleno (Ponto Novo), Paulo Mendonça (Caturama), Fortunato Silva Costa (Inhambupe), Valnício Armede (Maragogipe), Adriano Mendonça (Gongogi), Adonias Rocha (Boa Nova), Tânia Yoshida (Conceição do Jacuípe), Babi de Prado (Pau Brasil) e Adãozinho (Itaguaçu da Bahia). Entre eles, ao menos três também declararam apoio a Cacá: os de Caturama, Pau Brasil e Itaguaçu da Bahia.
A adesão de prefeitos do PSD a ACM Neto foi um dos temas debatidos nesta terça-feira (25) numa reunião entre o presidente nacional do partido, Gilberto Kassab, e a cúpula partidária na Bahia, realizada no escritório político do senador Ângelo Coronel, no Caminho das Árvores, em Salvador. Além dos dois senadores, estiveram presentes o presidente da Assembleia Legislativa, Adolfo Menezes, e as bancadas dos deputados estaduais e federais.
Kassab pediu empenho de Coronel, que tem se mantido distante da pré-campanha, e dos demais membros da sigla para “estancar a sangria” antes que Otto seja prejudicado. Vale frisar que entre os prefeitos que mudaram de lado no PSD há quem seja ligado ao deputado estadual Diego Coronel, filho do senador e pré-candidato a uma cadeira na Câmara Federal este ano.
Outra movimentação que fez ascender na campanha de Otto o sinal amarelo é que esses prefeitos e prefeitas estão levando a ACM Neto vereadores, vice-prefeitos e lideranças do PSD nos municípios, provocando um efeito bola de neve. Entre os ex-prefeitos mais importantes do partido, ao menos dois também declararam apoio ao pré-candidato do União Brasil: Tato Pereira, de Cachoeira, e Ricardo Moura, de Valença.
Leia também:
Kassab diz em Salvador que vai analisar internamente pedido do PSD baiano de apoio a Lula