/

Home

/

Noticias

/

Brasil

/

PL comanda ranking de popularidade digital para deputado federal pelo RJ; confira lista

PL comanda ranking de popularidade digital para deputado federal pelo RJ; confira lista

Por Júlia Barbon, Folhapress

26/08/2022 às 13:19

Atualizado em 26/08/2022 às 16:57

Foto: Eduardo Anizelli/Folhapress/Arquivo

O ex-vereador Gabriel Monteiro (PL), que lidera em popularidade digital no RJ, cumprimenta apoiadores antes de ter o mandato cassado no último dia 18

O PL do presidente Jair Bolsonaro lidera o ranking de popularidade digital dos candidatos a deputado federal pelo Rio de Janeiro, mostra índice calculado pela empresa de pesquisa e consultoria Quaest, que passa a ser divulgado pela Folha nesta sexta (25).

Foram analisados, no último mês, os perfis no Facebook, Instagram e Twitter de 673 dos 1.074 postulantes às 46 cadeiras reservadas aos fluminenses na Câmara —o restante não foi encontrado ou tinha as redes sociais fechadas para o público.

A legenda de Bolsonaro tem o maior número de membros entre os cem primeiros colocados: 20 dos 43 concorrentes do partido figuram nesse primeiro pelotão. Logo depois vem o PSD, ao centro, com 12 dos seus 43 nomes bem classificados na internet.

Em seguida estão o União Brasil (9) e o Republicanos (8), também à direita, e o PSOL à esquerda (7). Já o PT, do candidato à Presidência Luiz Inácio Lula da Silva, tem apenas 6 dos seus 24 postulantes a deputado federal entre os cem mais populares na internet.

O Índice de Popularidade Digital (IPD) varia de 0 a 100 e foi criado pela Quaest em 2018. Ele mede diariamente o desempenho dos políticos nas redes sociais e ajuda a sentir a temperatura da corrida eleitoral no país.

O melhor índice do Rio é, com folga, do ex-vereador Gabriel Monteiro (PL), que teve o mandato cassado no último dia 18, após ser denunciado por suspeita de assédio e importunação sexual contra uma ex-assessora de seu gabinete. Ele ainda é investigado por outros crimes.

O youtuber e ex-policial tem um IPD de 73,79, muito superior ao do segundo colocado, o vereador Marcos Braz (do PL, com 49,14), vice-presidente de futebol do Flamengo. A terceira e quarta posições também ficam com o partido de Bolsonaro, com os deputados federais Carlos Jordy (46,84) e Hélio Negão (27,89).

O candidato do PT mais bem colocado no ranking, em oitavo lugar, é Lindbergh Farias (23,58), que foi senador pelo estado de 2011 a 2019.

No ranking da Câmara, a Quaest considera a média dos IPDs dos políticos no último mês. O índice é calculado por meio de um algoritmo de inteligência artificial que coleta e processa 139 variáveis das três redes sociais.

São monitoradas cinco dimensões: presença digital (perfis ativos), fama (seguidores e alcance), engajamento (comentários e curtidas), mobilização (compartilhamentos) e valência (proporção de reações positivas e negativas).

A Folha também divulga mensalmente a evolução dos IPDs dos candidatos à Presidência e aos governos de sete estados: São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Bahia, Pernambuco, Rio Grande do Sul e Distrito Federal.

Na lista abaixo, é possível buscar o político por nome ou partido e, à medida que novos índices forem publicados, ver como ele está evoluindo durante a campanha.

Comentários
Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Política Livre
politica livre
O POLÍTICA LIVRE é o mais completo site sobre política da Bahia, que revela os bastidores da política baiana e permite uma visão completa sobre a vida política do Estado e do Brasil.
CONTATO
(71) 9-8801-0190
SIGA-NOS
© Copyright Política Livre. All Rights Reserved

Design by NVGO

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.