Home
/
Noticias
/
Exclusivas
/
Quinto: Ex-vice-presidente da OAB-BA diz que prazo exíguo para campanha favorece candidatos da situação
Quinto: Ex-vice-presidente da OAB-BA diz que prazo exíguo para campanha favorece candidatos da situação
Por Redação
11/09/2022 às 11:19
Foto: Divulgação / Arquivo

A ex-vice-presidente da OAB-BA, Ana Patrícia Dantas Leão, criticou o prazo de menos de 35 dias para que advogados que são candidatos à vaga de desembargador do Tribunal de Justiça da Bahia façam campanha. Ela considera que o tempo, inferior inclusive ao destinado às campanhas para as eleições gerais de outubro, privilegia nomes ligados à atual gestão da Ordem na Bahia. O pleito entre os advogados, marcado para 13 de outubro, servirá para definir a lista sêxtupla da qual sairá o substituto do desembargador Lourival Almeida Trindade.
"A 'democracia' que a OAB da Bahia diz defender é estranha. Presente nos discursos, ela costuma desaparecer em casos práticos de responsabilidade da instituição. Vejamos as Eleições para o Quinto Constitucional: Nesta sexta-feira, 9 de setembro, o Edital com o deferimento das candidaturas foi publicado. Para o pleito, a OAB Bahia fixa menos de 35 dias de campanha para os candidatos. Isso mesmo que você leu: menos de 35 dias de campanha. Um prazo bem menor, por exemplo, do que o previsto pela Justiça Eleitoral para as Eleições Gerais de 2022", escreveu Ana Patrícia Dantas Leão, no Instagram, neste sábado (10).
"Se o tempo oficial de campanha não é razoável para aqueles colegas que, iludidos com o discurso de paridade de gênero e igualdade racial, se habilitaram no pleito, é uma benesse para os candidatos apoiados pela OAB, porque já em campanha, inclusive palestrando nas subseções do interior, desde janeiro deste ano", apontou. O desembargador titular do Tribunal Regional Eleitoral e advogado, Batista Júnior, também candidato a compor a lista sêxtupla, concordou com a ex-vice-presidente da OAB-BA.
"Na condição de candidato e membro do TRE, me causa estranheza o motivo de tanta pressa. Levando em consideração que estamos nas vésperas de uma eleição partidária, que inclusive poderá ocorrer o segundo turno no dia 30 de outubro, inviabilizando assim tempo para a minha campanha. É lamentável", escreveu Batista Júnior, ao comentar a postagem de Ana Patrícia Leão no Instagram.
A ex-vice-presidente da OAB-BA disse que "o tempo oficial de campanha deflagrado pela OAB é uma afronta à toda advocacia, que se vê privada da oportunidade de conhecer todos os candidatos inscritos no pleito. E não podemos esquecer que a vaga a ser preenchida é vitalícia, cujo membro futuramente nomeado para ocupar uma vaga no TJ/BA tem a responsabilidade de zelar pela respeitabilidade da advocacia, contribuir com a ética, probidade e renovação de um Tribunal que passa por desgastante processo de recuperação da sua imagem". Ana Patrícia disse que "transparência e amplo debate" são valores ausentes na atual gestão da seccional baiana da OAB-BA.
Confira a postagem:
Ver essa foto no Instagram
