Foto: Divulgação
Programa prevê encontros para conscientizar e promover ações antirracistas em instituições de ensino 25 de novembro de 2022 | 16:01

OAB Bahia lança projeto voltado para educação antirracista

A OAB da Bahia lançou, na última quarta-feira (23), o projeto “OAB Gira Escola: Por uma Educação Antirracista”, estruturado pela Comissão Especial de Promoção da Igualdade Racial. O programa prevê encontros para conscientizar e promover ações antirracistas em instituições de ensino, criando uma plataforma para conscientizar e efetivar da implementação das Leis nº. 10.639/03 e 11.645/08, que tornam obrigatória a implementação do ensino da história e cultura africana, afro-brasileira e indígena na educação básica.

A presidente da seccional, Daniela Borges, enalteceu a realização do ‘OAB Gira Escola’. “Este projeto é a pedra fundamental de uma série de encontros essenciais nas instituições de ensino, um marco inicial exigido pela atuação antirracista que diz respeito a todos nós. Nossas estruturas reproduzem o racismo, o que demanda que nós atuemos assumindo as responsabilidades de combatê-lo nos espaços institucionais que ocupamos, como a Comissão Especial de Promoção da Igualdade Racial faz de maneira exemplar partindo do campo da advocacia e como o Projeto Gira Escola busca fazer nas escolas. Sem este compromisso não conseguiremos construir uma sociedade mais justa e, de fato, mais igualitária”, disse.

Daniela destacou, ainda, as ações capitaneadas pelas comissões da OAB da Bahia em prol da luta antirracista. “É motivo de elogio e orgulho os trabalhos que estão sendo realizados pela Comissão Especial de Promoção da Igualdade Racial, pela Comissão da Advocacia Negra e pela Comissão Especial de Relações com a África e a Diáspora. A OAB da Bahia tem um compromisso com esta luta e com o protagonismo da advocacia negra na definição dos projetos e das ações que reafirmam este comprometimento”, reforçou a presidente.

Além de Daniela Borges, participaram do lançamento do projeto OAB Gira Escola a presidente da Comissão Especial de Promoção da Igualdade Racial, Camila Carneiro, a vice-presidente da Comissão Especial de Promoção da Igualdade Racial, Gaby Maffei, o presidente da Comissão de Direitos Humanos, Eduardo Rodrigues, a presidente da Comissão Especial de Direito na Escola, Eliasibe Simões, o presidente da Comissão da Advocacia Negra, Jonatha Wiliam, o vice-presidente da Comissão de Direitos e Prerrogativas, Carlos Sampaio, o assessor especial da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial, Ailton Ferreira, e a integrante da Comissão da Advocacia Negra, Carolina Ferreira. A deputada estadual Fátima Nunes, presidente da Comissão de Promoção da Igualdade Racial da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), também esteve presente.

Comentários