8 janeiro 2025
Em meio ao fechamento do secretariado, o governador eleito Jerônimo Rodrigues (PT) procura avançar nos entendimentos com os partidos para o preenchimento de cargos estratégicos no segundo escalão. Já está definido, por exemplo, que o atual titular da pasta do Desenvolvimento Rural (SDR), o petista Jeandro Laytynher Ribeiro, irá assumir o comando da cobiçada Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), órgão subordinado à mesma pasta.
Tradicionalmente, tanto a SDR quanto a CAR costumam ficar nas mãos do PT pela força eleitoral. Uma das funções do órgão é executar obras e serviços de infraestrutura econômica e social necessários aos programas e projetos da secretaria, além de planejar e negociar financiamentos.
Jerônimo anunciou, na semana passada, que o deputado estadual Osni Cardoso (PT), ex-prefeito de Serrinha, será o secretário da SDR, substituindo Laytynher Ribeiro. O parlamentar foi indicado pela bancada do partido dele na Assembleia Legislativa da Bahia. Com isso, assume o mandato a primeira suplente Neusa Cadore (PT), que não conseguiu a reeleição.
Laytynher Ribeiro, que é economista e técnico agropecuário, é o terceiro titular da SDR, pasta que foi criada em 2015 pelo governador Rui Costa e que teve como primeiro secretário Jerônimo Rodrigues. O segundo a comandar a pasta foi o atual deputado federal Josias Gomes (PT), do qual o futuro presidente da CAR foi secretário-executivo.
Política Livre