/

Home

/

Noticias

/

Exclusivas

/

José Rocha diz que indicação de Elmar Nascimento para ministério foi feita por unanimidade pela bancada do União Brasil

José Rocha diz que indicação de Elmar Nascimento para ministério foi feita por unanimidade pela bancada do União Brasil

Por Redação

23/12/2022 às 16:35

Atualizado em 23/12/2022 às 16:42

Foto: Divulgação/Arquivo

Deputado federal José Rocha

O deputado José Rocha afirmou nesta sexta-feira (23), em conversa com este Política Livre, que a bancada União Brasil na Câmara Federal, da qual faz parte, fechou questão na indicação do colega baiano Elmar Nascimento para o ministério do presidente diplomado Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Até mesmo os parlamentares da sigla que pretendem fazer oposição ao novo governo aceitaram Elmar. "Não há outro nome. O partido vai fazer duas indicações, um de cada Casa do Congresso Nacional", declarou.

Elmar, que deve ficar com o Ministério da Integração Nacional, é líder do União Brasil na Câmara, e foi relator da PEC da Transição, dando ao baiano, que é adversário do PT no estado, ainda mais força na disputa por uma vaga no primeiro escalão do futuro governo, como revelou o Política Livre nesta quinta (clique aqui para ler). A articulação e os votos do partido dele foram fundamentais para a aprovação da proposta. Além disso, ele tem o apoio do presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL).

"Trata-se de um excelente nome. Acho que vai ser muito bom para a Bahia. Ele vai fazer um trabalho importante em qualquer um dos ministérios para o qual for indicado, que não sabemos qual é, pois é preciso que seja anunciado pelo presidente. A bancada da Câmara está fechado com ele e com certeza ele estará no primeiro escalão", disse José Rocha.

O Política Livre apurou que três ministérios estão na mira do União Brasil: o da Integração Nacional, que deve ter Elmar Nascimento como titular, o das Cidades e o de Minas e Energia. A senadora eleita pelo partido em Tocantins Professora Dorinha é a favorita na cota do Senado para uma das outras duas pastas.

Lula abriu o diálogo com as bancadas para a participação do União Brasil no governo pela necessidade de ampliar a base de sustentação no Congresso, o que ficou evidente durante a votação da PEC da Transição. Diante do fortalecimento do nome de Elmar, o petista teve que ignorar as críticas feitas pelo PT da Bahia à indicação, em função da postura ácida do parlamentar ao próprio Lula e pelo apoio ao governo Jair Bolsonaro (PL). Além disso, a confirmação do nome de Elmar atenderia aos interesses do grupo de Arthur Lira, do qual o baiano faz parte.

Comentários
Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Política Livre
politica livre
O POLÍTICA LIVRE é o mais completo site sobre política da Bahia, que revela os bastidores da política baiana e permite uma visão completa sobre a vida política do Estado e do Brasil.
CONTATO
(71) 9-8801-0190
SIGA-NOS
© Copyright Política Livre. All Rights Reserved

Design by NVGO

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.