Foto: Câmara dos Deputados/Arquivo
Deputado Elmar Nascimento (União Brasil) 28 de dezembro de 2022 | 16:32

Lula muda oferta para União Brasil e decisão de ser ministro acaba nas mãos de Elmar Nascimento

exclusivas

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) mudou de ideia e não ofereceu o Ministério da Integração Nacional à bancada do União Brasil na Câmara Federal. O Política Livre apurou que o petista apresentou como opções para o partido outras três pastas, incluindo a do Turismo, para que duas sejam escolhidas pelos parlamentares, uma ocupada por um senador e outra por um deputado.

Parlamentares do União Brasil e representantes da cúpula partidária se reúnem neste momento para avaliar a oferta. Com isso, a tendência é que o deputado baiano Elmar Nascimento não seja mais ministro. Ele não estaria disposto a aceitar outro ministério que não fosse o da Integração Nacional.

O nome de Elmar, que foi relator da PEC da Transição, vinha sendo combatido pelo PT baiano. O senador Jaques Wagner (PT) insistiu com Lula para que o deputado fosse retirado da lista de ministeriáveis, em função da trajetória de oposição ao PT e ao próprio presidente eleito.

Como os parlamentares do União Brasil não indicaram outro nome da Câmara, como informou em primeira mão este Política Livre, a solução aparentemente encontrada por Lula para acalmar os ânimos internos foi oferecer um ministério com menos peso e capital político.

De qualquer forma, a decisão de ser ou não ministro agora só depende de Elmar, que tinha o apoio do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), para ser o chefe da Integração Nacional. Mesmo que não fique com o ministério desejado, o grupo de Lira ainda articula para manter a influência política sobre a Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco (Codevasf).

Política Livre
Comentários