Foto: Arquivo Agência Câmara
O deputado federal Elmar Nascimento 12 de dezembro de 2022 | 10:38

União Brasil deve apresentar oficialmente nome de Elmar para compor ministério nesta terça (13) ou quarta (14)

exclusivas

O União Brasil deve apresentar nesta terça (13) ou quarta (14) ao presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) duas sugestões de nomes para a composição do futuro ministério nas negociações que envolvem o apoio da sigla ao petista. Um será indicado pela bancada do Senado e o outro pela da Câmara, liderada pelo deputado baiano Elmar Nascimento.

O próprio Elmar, um dos principais aliados do ex-prefeito de Salvador ACM Neto, é cotado para ser um dos nomes indicados. O parlamentar, relator da PEC de Transição na Câmara, participa diretamente das negociações com Lula. Ele embarcou neste domingo (11) a Brasília para tratar tanto da PEC quanto do espaço no futuro governo.

Conforme já antecipou o Política Livre neste final de semana, a pasta seria a de Minas e Energia. Pela bancada do Senado, o partido reivindica o Ministério da Agricultura.

O desejo do União Brasil, no entanto, seria o Ministério do Desenvolvimento Regional de “porteira fechada”, ou seja, com a indicação de todos os cargos. Se esse pedido fosse aceito por Lula, a legenda não reivindicaria ter um segundo ministro. Mas a pasta deverá ser fatiada em duas, se transformando em Cidades e Integração Nacional.

Para integrar a base de Lula, o União Brasil, que elegeu uma bancada de 59 deputados e faz oposição ao PT na Bahia, quer ainda manter a influência política sobre a Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco (Codevasf) – o atual presidente do órgão, Marcelo Moreira, foi indicado por Elmar.

Política Livre
Comentários