Foto: Divulgação
Presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, deputado Adolfo Menezes (PSD) 11 de fevereiro de 2023 | 15:28

Adolfo Menezes confirma que votação para o TCM será depois do Carnaval

exclusivas

O presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, deputado Adolfo Menezes (PSD), confirmou ao Politica Livre que a votação para a escolha do novo conselheiro ou conselheira do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) vai acontecer no plenário da Casa após o Carnaval.

“É preciso cumprir os ritos. Na segunda-feira (13), vamos mandar publicar os nomes dos candidatos inscritos, que saem no Diário Oficial do Legislativo na terça (15). Depois, é preciso escolher os relatores e submeter os candidatos à apreciação da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça), o que terá que ser agendado com alguma antecedência, até porque devem ser dois postulantes, um do governo e um da oposição. Então, por isso, não haverá tempo hábil para a escolha em plenário, que é a última etapa do rito, nesta semana que vai entrar”, disse Adolfo.

A base do governo, que terá como candidata a ex-primeira-dama Aline Peixoto, tinha a intenção de fazer a votação em plenário até a quinta-feira (16), mas mudou de posição após a bancada da minoria avisar que vai judicializar o processo, alegando que a esposa do ex-governador Rui Costa (PT), que é enfermeira por formação, não tem qualificação técnica para o cargo de conselheira, que é vitalício e com salário de R$41 mil (clique aqui para ler).

Diante da ameaça de judicialização da oposição, que terá como candidato o ex-deputado estadual Tom Araújo (União), a base governista optou pela cautela, inclusive para cumprir os prazos regimentais. A estratégia inicial da maioria era agilizar o processo para evitar mais desgastes ao nome de Aline, ao governo Jerônimo Rodrigues (PT) e também ao governo Lula (PT), já que o assunto virou pauta negativa nacional para os petistas.

Durante todo o dia e parte da noite de ontem (10), Aline, Rui Costa, Jerônimo e o próprio Adolfo conversaram com deputados da base aliada e da bancada independente para tratar do apoio à ex-primeira-dama. Houve, inclusive, um jantar com a bancada do PSD oferecido por Adolfo. Durante o jantar, ficou praticamente acertado que a relatora na CCJ da candidatura de Aline será a deputada do partido Ivana Bastos.

Leia também:

Oposição da Alba diz que possível judicialização fez com que governo adiasse votação do TCM

Alan Sanches diz que PT joga por terra discurso da “meritocracia” com indicação de Aline Peixoto para o TCM

Governo deve acelerar pagamento de emendas atrasadas em troca de apoio à candidatura de Aline ao TCM

Política Livre
Comentários