Foto: Divulgação
A ex-primeira-dama Aline Peixoto 16 de fevereiro de 2023 | 19:05

“Bombeiros” entram em campo para evitar perda de votos de Aline ao TCM após declaração bombástica de Wagner

exclusivas

Após a declaração do senador Jaques Wagner (PT) contrária à candidatura da ex-primeira-dama Aline Peixoto ao Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), dada nesta quinta-feira (clique aqui para ler), os “bombeiros” da base do governo entraram em campo para tentar evitar a perda de votos na Assembleia Legislativa, que fará a eleição ao posto em votação prevista para o dia 7 de março. Ao lado do esposo e ministro da Casa Civil, Rui Costa, a própria Aline assumiu o comando das articulações.

Os quatro deputados estaduais considerados mais próximos do senador na Casa são os petistas Paulo Rangel, Robinson Almeida, Fátima Nunes e Rosemberg Pinto. O primeiro, inclusive, sequer participou de uma reunião da bancada do PT com Aline, que aconteceu na última segunda-feira (13).

No mesmo dia, em momento anterior, Rangel marcou presença em um café da manhã do bloco petista com o governador Jerônimo Rodrigues (PT). Por isso, a ausência foi entendida como mais um recado contrariado de Wagner ao esposo de Aline, o ex-governador Rui Costa (PT), maior padrinho da indicação da ex-primeira-dama ao cargo vitalício e com salário de R$ 41 mil.

O Política Livre apurou que Robinson Almeida também não aprovou a indicação de Aline, mas teria sido convencido por Rui Costa e pelo secretário de Relações Institucionais, Luiz Caetano (PT), que entrou em campo para ampliar a coleta de assinaturas na Assembleia visando oficializar a candidatura da ex-primeira-dama, chegando ao número de 34 – o mínimo exigido eram 13.

Segundo confidenciou um deputado da base governista ao site, a articulação de Caetano foi importante para conter insatisfações com Rosemberg Pinto, líder da maioria, por conta de problemas pontuais na composição das comissões e da atitude centralizadora nas negociações para a eleição ao TCM (clique aqui para ler). Apesar de ser próximo a Wagner, Rosemberg se tornou um dos maiores defensores da candidatura de Aline.

Apesar do posicionamento de Wagner e da influência que ele exerce em parte da base governista na Assembleia, deputados da maioria ouvidos nesta quinta-feira pelo Política Livre consideram que não haverá impacto suficiente na bancada para atrapalhar a eleição da enfermeira, que tem como adversário o ex-deputado estadual Tom Araújo (União).

Política Livre
Comentários