Foto: Flávio Sande / Política Livre
Ministra do Supremo Tribunal Federal, Carmen Lúcia 10 de março de 2023 | 17:50

Ministra Cármen Lúcia relembra 8/1 em palestra no TJ-BA e revela que busto depredado de Ruy Barbosa não será restaurado

exclusivas

A ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF), última palestrante do seminário “Ruy Barbosa, do Império à República, uma vida dedicada à Nação”, que acontece no Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), voltou a lembrar dos atos de vandalismo que aconteceram em Brasília no dia 8 de janeiro.

A ministra afirmou que esta data será lembrada como o “dia da infâmia” e lamentou que o busto de Ruy Barbosa foi depredado. No entanto, Cármen revelou que a peça não será restaurada para que o ato não seja esquecido no país.

“Dia da infâmia. No caso do Supremo, um dos bustos, que foi lançado de forma destruidora, predatória, criminosa, o busto do Ruy foi lançado. Nós decidimos que aquela mancha que ficava, que deixaríamos o rosto naquelas condições. Ele (Ruy Barbosa) que foi tantas vezes atingido em vida, de maneira injusta, perversa, por contemporâneos, pela imprensa. O busto dele também continuará. A justiça sempre continuará. É preciso que a gente retome a pacificação”, disse a ministra do Supremo.

Flávio Sande
Comentários