Foto: Divulgação
Reunião discute ações que visem a valorização da informação para o desenvolvimento do Estado 21 de março de 2023 | 18:00

SEI e Casa Civil alinham trabalhos no campo da informação para desenvolvimento do Estado

bahia

A Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI) e a Casa Civil, realizaram, nesta terça-feira (21), alinhamento de ações visando a valorização da informação e do conhecimento para o desenvolvimento do Estado da Bahia. O diretor-geral da SEI, José Acácio Ferreira, os diretores de Pesquisa, Jonatas Espírito Santo, e de Estudos, Edgard Porto, e o assessor Marcelo Dourado apresentaram ao secretário Afonso Florence (Casa Civil) uma série de novos trabalhos e agendas institucionais para ampliar a inovação e o uso de evidências para a tomada de decisão.

“A SEI precisa estar na vanguarda e contribuir para que o Estado da Bahia esteja à frente no campo da qualificação para a tomada de decisão. Estamos atuando fortemente em busca de construir e consolidar um ambiente propício à inovação dentro do governo”, disse José Acácio Ferreira. O gestor informou ainda que no mês de abril uma equipe da superintendência visitará a China, a convite do Consulado do país no Rio de Janeiro, quando irá conhecer um pouco das experiências do país asiático em áreas de interesse comum.

Durante a reunião, o órgão apresentou diversos projetos que já estão em andamento, a exemplo da formalização, em maio, da parceria com a Universidade de Shandong (China) para a realização de estudos e projetos em logística, economia de baixo carbono e cidades inteligentes.

Para o secretário Afonso Florence, a SEI é um órgão fundamental para o governo do Estado. “Estamos trabalhando para consolidar um novo modelo de desenvolvimento para a Bahia que valorize a inteligência. E a SEI é um órgão fundamental, que está no topo dessa inteligência. Tem todo o apoio da Casa Civil para se tornar uma instituição mais robusta e promover o planejamento com base em dados, evidências e integração das políticas transversais”, comentou o chefe da Casa Civil.

Também foram apresentados novos trabalhos em geoinformação, levantamento de informações para subsidiar o programa Bahia Sem Fome, por meio do Grupo de Trabalho Fome e Pobreza, além de novas pesquisas de campo com o uso de inteligência artificial no processamento dos dados e trabalhos de articulação e de inovação para o governo do Estado.

Comentários