Foto: Divulgação/Agência Alba
O deputado estadual Robinho (PP) 11 de abril de 2023 | 18:17

Adolfo Menezes diz a deputados que vai instalar CPI do MST; oposição anuncia membros

exclusivas

O presidente da Assembleia Legislativa, Adolfo Menezes (PSD), garantiu aos deputados da oposição que vai mandar instalar a CPI do MST na Casa. Ele teve reunião no final da tarde desta terça-feira (11) com os parlamentares Leandro de Jesus (PL), proponente da comissão de inquérito, Robinho (PP), Júnior Nascimento (União), Samuel Júnior (Republicanos), Marcinho Oliveira (União), Emerson Penalva (PDT) e Manuel Rocha (União).

“O presidente nos garantiu que vai instalar a CPI. Isso já está decidido, apesar de toda a pressão do governo, que houve sim, para que deputados da base retirassem as assinaturas do requerimento, que sai hoje da Procuradoria Jurídica da Assembleia e pede a criação da comissão”, disse Robinho a este Política Livre.

Do total de 27 assinaturas que pedem a instalação da CPI, dez são de parlamentares da base do governo Jerônimo Rodrigues (PT), incluindo deputados do PSD, PV, PP, Solidariedade e PL. Nenhum deles retirou a assinatura do requerimento. Abertamente, eles justificam o ato alegando que a CPI não é contra o governo.

O presidente da CPI será Leandro de Jesus. Caberá à base do governo indicar o relator, que, na prática, conduz as investigações e apresenta o relatório final. Do total de oito membros, três serão da bancada da minoria: além de Leandro de Jesus, foram indicados Robinho e Manuel Rocha.

O líder do governo, Rosemberg Pinto (PT), está em Brasília. Em conversa recente com este Política Livre, ele disse que não iria indicar membros da base caso o colegiado seja instalado. A sessão plenária da Assembleia desta terça, quando a CPI seria discutida, não ocorreu por falta de quórum.

Política Livre
Comentários