Foto: Reprodução/Facebook
O ex-deputado federal Ronaldo Carletto 24 de abril de 2023 | 17:45

Com decisão tomada sobre sucessão de Leão, PP tenta acomodar Ronaldo Carletto; maioria dos progressistas na Assembleia quer Mário Júnior

exclusivas

O presidente nacional do PP, senador Ciro Nogueira (PP), terá, nesta terça-feira (25), uma nova rodada de conversas com os congressistas do partido na Bahia para tentar confirmar a decisão sobre o sucessor do deputado federal João Leão no comando da sigla no Estado. Como já mostrou este Política Livre, está decidido que o escolhido será o deputado federal Mário Negromonte Júnior. Resta apenas definir o tempo de mandato da presidência e acalmar os ânimos do ex-deputado federal Ronaldo Carletto, que ainda se coloca na disputa.

O site apurou durante todo o final de semana e nesta segunda-feira (24) que Mário Negromonte Júnior ampliou o favoritismo diante das recentes movimentações de Ronaldo Carletto para pressionar a cúpula partidária. Dos seis deputados estaduais da agremiação, quatro teriam declarado apoio ao primeiro, que já conta com ampla maioria no diretório.

Para o bloco do PP na Assembleia, não interessa que a disputa pela presidência da sigla seja prorrogada, uma vez que o governador Jerônimo Rodrigues (PT) avisou que só aceitará dialogar com a Executiva estadual pepista quando Leão deixar o comando do partido. A retomada desse diálogo institucional com a legenda, e não apenas com a bancada no Legislativo, é fundamental para que os parlamentares ganhem mais fôlego nas negociações por espaços no governo.

Por isso, nem a prorrogação da presidência de João Leão por mais 30 ou 60 dias interessa aos pepistas aliados de Jerônimo, o que pode ocorrer caso Ciro Nogueira opte por ampliar as conversas se Ronaldo Carletto não for convencido a aceitar a posição de segundo no rodízio pelo comando estadual da sigla, a princípio com mandatos de dois anos – o ex-deputado fez a proposta de um ano. A validade da atual Executiva se encerra em 3 de maio, prazo máximo para a realização da convenção estadual se não houver prorrogação do diretório atual.

Este Politica Livre apurou que a direção e os deputados do partido na Bahia não temem que uma eventual insatisfação de Ronaldo Carletto leve a uma debandada de prefeitos em caso de saída do ex-deputado federal da legenda – ele já estaria, inclusive, negociando o ingresso em uma agremiação de menor porte da base de Jerônimo, da qual teria o controle.

O ex-deputado conta com o apoio de 21 prefeitos do PP, mas dificilmente eles deixariam a sigla em bloco, uma vez que Mário Negromonte Júnior também tem o compromisso de aproximar a legenda de Jerônimo, como desejam os gestores. Além disso, o pai do deputado, Mário Negromonte, é conselheiro do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), com quem os prefeitos evitam se indispor.

Vale frisar ainda que nem o deputado federal Neto Carletto, sobrinho de Ronaldo, poderia sair do PP neste momento, uma vez que a janela partidária para ele só será aberta em 2026, ano das eleições nacionais e estaduais. O mesmo vale para qualquer outro deputado do partido.

Ciro Nogueira vai tentar bater o martelo sobre a presidência do PP baiano no mesmo dia em que acontece a convenção nacional do partido, no plenário 2 da Câmara Federal, na manhã desta terça. Além dos deputados federais do partido na Bahia – João Leão, Mário Negromonte Júnior, Neto Carletto e Cláudio Cajado -, parte da Executiva estadual também estará presente.

Política Livre
Comentários