Foto: Política Livre/Arquivo
Deputado Niltinho, líder da bancada do PP na Assembleia Legislativa 10 de abril de 2023 | 15:00

Deputados estaduais do PP querem participar da reunião do conselho político de Jerônimo

exclusivas

Líder da bancada do PP na Assembleia Legislativa, o deputado Niltinho defendeu que os parlamentares do partido na Casa tenham representação na reunião do conselho político do governador Jerônimo Rodrigues, mesmo se o encontro for agendado antes da mudança no comando estadual da legenda, que deve ocorrer até o início de maio, após convenção.

Jerônimo deve retornar da China no próximo dia 16. Por meio de emissários como o secretário de Relações Institucionais, Luiz Caetano, o chefe do Executivo estadual tem prometido aos aliados que marcará a reunião do conselho político assim que retornar da viagem internacional. Na pauta do encontro, o primeiro depois da posse do petista, em janeiro, critérios para a distribuição dos cargos estaduais no interior e as eleições municipais de 2024.

Já o PP tem uma reunião do diretório estadual agendada para o dia 17, quando tentará chegar a um consenso sobre quem será o sucessor do deputado federal João Leão na presidência da sigla na Bahia – estão no páreo o deputado federal Mário Negromonte Júnior e o ex-deputado federal Ronaldo Carletto. Os mesmos emissários de Jerônimo já deixaram claro que o governo só dialoga com a Executiva estadual do PP após o grupo de Leão passar o bastão.

“Somos seis deputados estaduais do PP. Declaramos apoio ao governo, e estamos votando com o governo. Formamos a terceira maior bancada governista na Assembleia. Achamos, sim, que devemos ser convidados para participar da reunião do conselho político e discutir os temas de interesse dos partidos da base e da Bahia, mesmo sem a mudança na Executiva. Queremos participar e colaborar”, disse Niltinho ao Política Livre.

Embora não negocie com Leão, que segue no grupo do ex-prefeito de Salvador ACM Neto (União), o governo já cedeu cargos na estrutura central a parlamentares do PP na Assembleia. Niltinho e o deputado Eduardo Salles, por exemplo, emplacaram indicados em diretorias do Detran. A tendência é que novos espaços sejam ocupados depois da mudança na presidência da legenda. Além disso, os pepistas querem participar da divisão do “bolo” no interior, embora saibam que as “fatias” mais generosas ficarão com os aliados de primeira hora.

Segundo apurou o Política Livre, o governo tem preferência pelo nome de Ronaldo Carletto para suceder João Leão na presidência estadual do PP, em função da proximidade do ex-deputado federal com o PT tanto localmente quanto nacionalmente. Mas não há resistência ao nome de Mário Negromonte Júnior, visto como um parlamentar conciliador, que mantém boas relações junto ao ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT).

Além disso, ao contrário de Carletto, Mário Negromonte Júnior agrada a ala do PP que segue no grupo de ACM Neto, pois tem uma boa relação também com o prefeito Bruno Reis (União). Como já antecipou o Política Livre, a mudança na presidência do PP baiano envolve um acordo não só para a reaproximação do partido com o PT, mas também para que, em Salvador, a sigla apoie a reeleição do atual chefe do Executivo municipal.

Política Livre
Comentários