Josias Teófilo prepara novo documentário sobre o poeta Bruno Tolentino
Por Mônica Bergamo / Folhapress
07/04/2023 às 16:19
Atualizado em 07/04/2023 às 16:29
Foto: Karime Xavier / Folhapress

O cineasta Josias Teófilo está finalizando um documentário sobre o poeta Bruno Tolentino (1940-2007). Intitulado "O Brasil Como Ideia", o filme reunirá entrevistas e imagens de arquivos inéditas.
Tolentino ganhou o Prêmio Jabuti em 1995, por "As Horas de Katharina", e em 2003 pelo livro "O Mundo Como Ideia", coletânea de poemas escritos entre 1959 e 1999.
Teófilo diz que o longa trata da identidade brasileira a partir de movimentos como a Semana de 1922 e o movimento armorial, empreendido por Ariano Suassuna nos anos 1970.
As gravações já foram finalizadas. Com trilha original composta por Eduardo Frigatti, o filme deve estrear em agosto deste ano.
Cineasta pernambucano alinhado à direita, ele é diretor dos documentários "O Jardim das Aflições", sobre o filósofo Olavo de Carvalho, e "Nem Tudo se Desfaz", sobre a movimentação conservadora que culminou na eleição de Jair Bolsonaro (PL).
A frase de Tolentino "nem tudo se desfaz, anda em tudo um resquício" —geralmente usada como um contraponto à máxima marxista de que "tudo que é sólido desmancha no ar"— foi, inclusive, apropriada por Josias Teófilo para dar nome ao seu último filme.
Ele diz que vê a nova obra como "o terceiro documentário da trilogia" iniciada com o documentário sobre Olavo de Carvalho, filósofo e guru do bolsonarismo, que morreu no ano passado.
