22 novembro 2024
Líder do União Brasil na Câmara Federal, o deputado Elmar Nascimento avisou ao governo Lula (PT) que o partido não aceita perder o controle da superintendência de Bom Jesus da Lapa da Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco (Codevasf). A informação, publicada nesta sexta-feira (05) no jornal O Estado de São Paulo, foi confirmada ao Política Livre por fontes da bancada federal baiana.
O site já havia revelado com exclusividade que Elmar venceu a briga travada com o líder do governo no Senado, o baiano Jaques Wagner (PT), pelo comando da superintendência da Codevasf em Juazeiro (clique aqui para ler). Quem comanda essa unidade é Miled Gussa Filho, indicado pelo deputado baiano ainda no governo Jair Bolsonaro (PL).
Com isso, Wagner passou a pleitear somente a superintendência de Bom Jesus da Lapa, que é presidida por Harley Xavier Nascimento, indicado, também no governo Bolsonaro pelo deputado baiano Arthur Maia (União), aliado de Elmar. O Política Livre revelou que o senador articula para emplacar nessa unidade o ex-presidente do PT baiano Jonas Paulo, informação divulgada apenas hoje pelo Estadão.
Segundo a nota do jornal paulista, Elmar, que manteve no comando nacional da Codevasf o aliado Marcelo Moreira, outro originário da gestão Bolsonaro, ameaçou colocar o União Brasil na oposição se houver alteração na superintendência de Bom Jesus da Lapa.
Vale frisar que, também como já foi revelado pelo site com exclusividade, o PCdoB e o Avante foram outros dois partidos aliados do governador Jerônimo Rodrigues (PT) que pleitearam a superintendência da Codevasf em Bom Jesus da Lapa.
Nesta quinta-feira (04), em reunião do conselho político de Jerônimo, a coordenadora da bancada baiana no Congresso, deputada Lídice da Mata (PSB), chegou a fazer uma observação de que os principais cargos do governo federal na Bahia estão sendo apenas para os adversários do governador. Ela fez essa ponderação ao defender o pleito dos deputados federais de participarem, ao lado dos estaduais, da divisão do bolo dos espaços do governo estadual nos municípios.
As duas superintendências da Codevasf na Bahia são os cargos federais mais disputados no Estado.
Política Livre