Foto: Billy Boss/Câmara dos Deputados
O deputado federal Jonga Bacelar (PL) 18 de maio de 2023 | 21:15

Líder de grupo do PL que quer aproximação com Lula e padrinho de indicação federal na Bahia, Jonga Bacelar assegura: “continuarei autêntico”

exclusivas

O deputado federal Jonga Bacelar, do PL, disse na noite desta quinta-feira (18) a este Política Livre que a tendência dos parlamentares do partido das regiões Norte e Nordeste é de apoio ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Mesmo estando na sigla do ex-presidente Jair Bolsonaro, o baiano emplacou o comando da Superintendência de Patrimônio da União (SPU), como revelou o site mais cedo, já como uma consequência da liderança que exerce no grupo da sigla, formado por cerca de 30 parlamentares, que deseja a aproximação com o Palácio do Planalto.

“Eu seguirei com a coerência que sempre tive de respeitar os meus eleitores. Vou votar com o governo sempre que a pauta for positiva para o Brasil e para a Bahia. A tendência é que os deputados (do PL) do Norte e principalmente do Nordeste estejam ao lado do Executivo federal. Ontem mesmo votei a favor da urgência do projeto do novo marco fiscal, de interesse do governo e do país. E vou me posicionar da mesma forma no mérito”, afirmou Jonga.

Para o deputado, a posição de votar com o governo não gera constrangimento nos diretórios nacional e estadual do partido que abriga a maior parte dos bolsonaristas. “Na Bahia, temos deputados estaduais do PL que estão na base do governador Jerônimo Rodrigues (PT). Então, não há constrangimento, em hipótese alguma. Eu trabalhei para ajudar o meu país, o meu Estado e o meu eleitor nos governos passados e farei o mesmo agora”.

Em março, este Política Livre mostrou que o deputado chegou a receber a “benção” do presidente do PL baiano, o ex-ministro João Roma, para votar com o governo Lula. Em conversa hoje com o site, Jonga também fez elogios a Lula, a Jerônimo e ao senador Jaques Wagner (PT).

“Tenho excelentes relações com Jerônimo, que é uma pessoa fantástica. Com Wagner a minha relação é de irmandade. E Lula tem as melhores intenções, acredito, e devemos ajudá-lo a fazer o melhor governo, porque isso é o que o povo quer. Não vou na contramão dos meus eleitores”, declarou.

Jonga Bacelar, que apoiou a reeleição de Jair Bolsonaro em 2022, bem como a candidatura a governador do ex-prefeito de Salvador ACM Neto (União) no segundo turno, evitou fazer prognósticos sobre estar ao lado do PT nas no pleito municipal de 2024. “Cada dia com sua agonia. Em 2018 eu defendi, por exemplo, o BolsoRui (a dobradinha entre Bolsonaro e o então candidato à reeleição na Bahia Rui Costa, do PT). Quem sabe o que vai acontecer em 2024 ou 2026? Está cedo. Mas continuarei autêntico”.

Política Livre
Comentários