Foto: Divulgação/Câmara dos Deputados
Deputado federal baiano Arthur Maia 20 de maio de 2023 | 10:37

Presidência da CPMI do 8 de Janeiro pode ser trunfo de Arthur Maia na briga com PT por superintendência da Codevasf

exclusivas

O deputado federal baiano Arthur Maia é indicado do partido dele, o União Brasil, para comandar a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) que vai investigar os atos antidemocráticos do dia 8 de janeiro. Ele também tem a preferência do presidente da Câmara, deputado Arthur Lira (PP-AL), para ocupar o posto, que pode se tornar um trunfo do baiano na briga com o PT no Estado pela influência política sobre a superintendência da Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco (Codevasf) de Bom Jesus da Lapa.

Nesta sexta-feira (19), durante uma agenda da ministra da Saúde, Nísia Trindade, em Salvador, o senador Jaques Wagner (PT), líder do governo no Senado, disse que as siglas da base aliada do chefe do Executivo estadual, Jerônimo Rodrigues (PT), devem ter o direito de indicar o superintendente da Codevasf do município, uma vez que o União Brasil, por meio do deputado baiano Elmar Nascimento, manterá o controle da unidade de Juazeiro.

O PT baiano já dá como certa a nomeação, e esconde o nome a sete chaves. Antes, o mais cotado era o ex-presidente estadual do partido Jonas Paulo, ligado a Wagner, mas o senador e os aliados mais próximos dentro da sigla indicaram ao Ministério das Relações Institucionais um outro quadro mantido em segredo, da nova geração da legenda.

Três parlamentares da base aliada ao governo Lula ouvidos pelo Política Livre, entretanto, apostam que não será fácil tirar de Arthur Maia a influência sobre a Codevasf de Bom Jesus da Lapa, sobretudo se ele for confirmado como presidente da CPMI do 8 de Janeiro.

“Se o deputado Arthur for presidente da CPMI do 8 de Janeiro, que tem potencial de gerar desgaste ao Planalto, eu acho que não haverá mudanças em Bom Jesus. O presidente não vai querer aumentar o risco de problemas por causa de uma superintendência”, declarou um dos aliados de Lula e de Jerônimo na Câmara Federal.

“O governo articula nos bastidores para que o presidente da CPMI não seja Arthur Maia, e prefere um nome, mesmo que do União Brasil, que seja mais próximo da base. Wagner tem atuado nessa articulação também de olho na briga aqui na Bahia pela Codevasf”, contou um deputado do PT ao site. “Arthur Maia é nosso indicado para a CPMI e é o nome de Arthur Lira para a presidência. Não tem outro e duvido muito que o PT fique com Bom Jesus da Lapa”, emendou um parlamentar baiano da bancada do União Brasil.

Levantamento recente feito pela consultoria Inteligov, a pedido do jornal O Globo, mostrou que Arthur Maia se posicionou contra o governo em 50% das votações até aqui na Câmara. Esta semana, no entanto, ele votou favor da urgência do projeto do marco fiscal.

Política Livre
Comentários