Foto: Divulgação
Senador Jaques Wagner (PT) 19 de maio de 2023 | 14:01

Wagner confirma disposição da base aliada de Jerônimo de comandar Codevasf em Bom Jesus da Lapa; nome não deve ser mais o de Jonas Paulo

exclusivas

O senador Jaques Wagner (PT) confirmou nesta sexta-feira (19) as informações que já vinham sendo publicadas pelo Política Livre de que os partidos aliados do governador Jerônimo Rodrigues (PT) reivindicam o comando da superintendência da Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco (Codevasf) de Bom Jesus da Lapa, hoje capitaneada por Harley Xavier Nascimento, indicado pelo deputado federal Arthur Maia (União) ainda na gestão de Jair Bolsonaro (PL).

Ao ser questionado pelo site sobre o assunto durante uma agenda da ministra da Saúde, Nísia Trindade, em Salvador, Wagner, que é líder do governo Lula (PT) no Senado, confirmou que a superintendência de Juazeiro deve continuar sob a esfera de influência do líder do União Brasil na Câmara Federal, deputado Elmar Nascimento – o titular do cargo é Miled Cussa Filho, também indicado na gestão Bolsonaro pelo parlamentar baiano.

Para o senador, “é razoável” que as duas superintendências sejam divididas entre tradicionais aliados do PT na Bahia e os que negociam para integrar a base do presidente Lula no Congresso Nacional. “Não é uma disputa. O governo (Lula) é de composição, então são duas superintendências, eles ficaram com uma, evidente que a nossa base tradicional de sustentação, que não é só o PT, deseja ficar com a outra. É um governo novo, tem que ter alguma cara nova”, declarou Wagner. “Então, na minha opinião, é uma postura bem razoável ter uma para cada grupo”, emendou.

Como já vem sendo divulgado pelo site, o PT deseja emplacar a indicação para o comando da Codevasf de Bom Jesus da Lapa. O nome que vinha sendo cotado era o do ex-presidente da sigla na Bahia Jonas Paulo, que fez parte da equipe de transição de governo na área de atuação do órgão e é ligado a Wagner. Mas o Política Livre apurou que a indicação será de um outro quadro da nova geração petista, também articulado pelo senador e aliados. O senador não tratou de nomes na conversa hoje com a imprensa.

De qualquer forma, não será fácil tirar o indicado de Arthur Maia na superintendência da Codevasf. Elmar Nascimento chegou a ameaçar colocar o União Brasil na oposição se isso ocorrer. Mas as críticas feitas na semana passada por Lula ao ex-prefeito de Salvador ACM Neto (União), chamado novamente de “grampinho” pelo mandatário da nação, demonstraram que o presidente não está disposto a aceitar as ameaças dos principais adversários do PT baiano.

A superintendência da Codevasf de Bom Jesus da Lapa também chegou a ser cobiçada pelo Avante, que indicou para o posto o ex-deputado federal Tito. Nacionalmente, o órgão, que é subordinado ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, segue nas mãos de Elmar Nascimento. O atual presidente da instituição é Marcelo Moreira, indicado pelo parlamentar baiano ainda no governo Bolsonaro.

Política Livre
Comentários