12 maio 2025
Em comemoração ao bicentenário do 2 de Julho, marco da independência do país, o deputado Joseildo Ramos (PT) apresentou na Câmara, em conjunto com a deputada Lídice da Mata (PSB), uma proposta para retomar o nome original do aeroporto internacional de Salvador, nesta quinta-feira (22). O projeto de lei revoga a Lei nº 9.661, de 16 de junho de 1998, que alterou o nome do Aeroporto Dois de Julho para Deputado Luís Eduardo Magalhães, em razão da prematura morte do político baiano.
Além de propor a mudança no nome, Joseildo e Lídice encaminharam sugestão à Câmara de Vereadores de Salvador para que a praça em torno do aeroporto, hoje denominada Gago Coutinho, tenha o nome alterado para homenagear o ex-deputado baiano, filho do ex-senador Antônio Carlos Magalhães.
Os parlamentares justificam a iniciativa lembrando que o 2 de Julho é um dos acontecimentos mais importantes da história do Estado e do país, pois é a data que marca a independência do Brasil na Bahia, conquistada no ano de 1823. Ambos reconhecem que o deputado Luís Eduardo Magalhães, falecido prematuramente em 21 de abril de 1998, era um parlamentar respeitado e de futuro político promissor, mas ressaltam a importância da mudança.
“Nada pode substituir a luta coletiva e a história de um povo. Teremos todo cuidado para preservar a homenagem a Luís Eduardo, mas achamos que o bicentenário do 2 de Julho é a oportunidade de fazer esse reparo, sem revisionismo e sem conotação político-partidária. Se a gente quer que o país passe a reconhecer a luta dos baianos na independência, devemos começar por aqui”, destacou Joseildo.