Foto: Política Livre
Luiz Caetano e Antônio Elinaldo 05 de julho de 2023 | 07:52

Clima de “guerra fria” entre lideranças políticas de Camaçari tomou conta dos bastidores do lançamento da BYD

exclusivas

O anúncio da instalação do complexo fabril da BYD na Região Metropolitana, realizado nesta terça-feira (4), no Farol da Barra, em Salvador, teve um clima de “guerra fria” entre as lideranças políticas do governo e da oposição de Camaçari, município que vai receber a montadora após a saída da Ford. Logo se viu que os gestos públicos de cordialidade mais pareceram coisa para chinês ver não correspondiam aos sentimentos e às falas de muitos dos presentes

O arranjamento espacial de duas das maiores lideranças políticas do município no palco principal da solenidade já demonstrava o abismo que as separa. Numa extremidade estava o prefeito Antônio Elinaldo (União), gentilmente convidado pelo cerimonial do governador para mostrar aos executivos da BYD que na Bahia há civilidade. Na outra ponta, o secretário estadual de Relações Institucionais, Luiz Caetano (PT), que, embora não admita publicamente, deseja voltar a sentar na cadeira ocupada atualmente pelo adversário. Os dois nem se cumprimentaram.

Alguns dos pupilos de Elinaldo na disputa interna para saber quem será o candidato do grupo do prefeito em 2024 também foram convidados, a exemplo do vice-prefeito e ex-gestor da cidade, José Tude (União), do presidente da Câmara de Vereadores, Flávio Matos (União), e do vereador Júnior Borges (União). Tido como favorito nessa briga, o ex-prefeito e diretor da Superintendência de Trânsito e Transporte de Camaçari, Helder Almeida, não participou do ato. Se Caetano não aplaudiu quando o nome de Tude foi citado pelo governador no palanque, o mesmo certamente aconteceria com Helder – a rivalidade histórica recomenda que os três não fiquem numa mesma mesa.

Apesar de se comportar como estadista, buscando dialogar com a oposição, Jerônimo também fez questão de demonstrar suas preferências sobre Camaçari, evidentemente. Citou nominalmente todos os vereadores da oposição presentes no evento e, de forma efusiva, agradeceu a Luiz Caetano pela parceria, para deleite de uma claque afiada na plateia.

“Convidamos o prefeito para participar deste ato, e ele veio. Afinal, ele administra hoje a cidade que vai receber a BYD. Ele tem que aproveitar esse pouco tempo que ainda lhe resta na Prefeitura, e que aproveite bem. Não temos nada contra. Esse é um projeto de todos, e não de Caetano. E vai beneficiar toda a Bahia”, disse o secretário de Relações Institucionais ao Política Livre.

Questionado se a nova montadora representaria um impulso numa eventual candidatura a prefeito de Camaçari, condição na qual o secretário ainda não se coloca oficialmente, Caetano respondeu que “vai ser um tema eleitoral fortíssimo”. “Penso que fortalece o time do presidente Lula (PT), de Jerônimo, do ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), do senador Jaques Wagner. E eu faço parte desse time. Vamos sair fortalecidos na Bahia inteira. Estou muito feliz pelo povo de Camaçari”.

Elinaldo encontrou tempo para brincar com o deputado estadual Júnior Muniz (PT), aliado de Caetano. “Vamos ganhar a eleição lá”, provocou. Questionado se a BYD ajuda o secretário de Jerônimo na disputa, o prefeito respondeu com crítica e confiança.

“O meu adversário só fala no presidente Lula, no governo do Estado, e eu falo nas coisas que eu fiz. Chama a população para comparar as duas gestões, os 12 anos deles e os sete meus. Damos de goleada em qualquer área. Ele sempre vai lá de galera, com governador, com senadores, com deputados. Vamos derrotar esse time todo novamente”, afirmou Elinaldo.

“A BYD só chega hoje porque nosso grupo político fez o Polo Petroquímico e levou a Ford, lutas do ex-senador Antônio Carlos Magalhães. Não vou menosprezar, claro, a articulação de Jerônimo e de Lula para levar essa fábrica, mas a diferença entre o nosso grupo político e o deles é que, ao contrário da época da Ford, não há disputa política, e sim união, superação de diferenças políticas. A Prefeitura de Camaçari também vai fazer a sua parte”, complementou o prefeito.

José Tude foi na mesma linha e disse que o PT foi contra a instalação da Ford na Bahia, no início deste século. “Ao contrário deles, não faremos isso. Estamos unidos e vamos atuar em parceria com os governos federal e estadual, superando juntos as adversidades em nome desse projeto. A população de Camaçari sabe que isso agora é fruto de conquistas históricas do nosso grupo”.

“A população de Camaçari sabe que essa conquista é de Jerônimo, é de Caetano, é da deputada federal Ivoneide Caetano (PT), do deputado que vos fala. É a marca do nosso grupo, que vai vencer as eleições em Camaçari em 2024. O palanque hoje foi institucional, mas em breve o povo de Camaçari terá uma gestão que de fato vai trabalhar em parceria com Jerônimo e com Lula para que outras conquistas cheguem rapidamente”, rebateu o deputado estadual Júnior Muniz (PT), um dos representantes do município na Assembleia Legislativa.

Presidente da Câmara de Vereadores de Camaçari, Flávio Matos fez uma provocação ainda maior em solo petista improvisado num toldo gigante armado no Farol da Barra. “O que queremos ver agora é de fato essa fábrica ser instalada, sair do papel, para que possa de verdade gerar empregos para a população do nosso município. Não pode ficar apenas em palavras. Estamos na torcida para que esse investimento de fato chegue forte a Camaçari, e que chegue rápido”.

Política Livre
Comentários