Foto: Divulgação
O deputado estadual Robinson Almeida 06 de julho de 2023 | 11:30

PT de Salvador tem reunião sobre eleições; maioria dos vereadores se inclina para Robinson Almeida, mas aceitaria filiação de Trindade

exclusivas

O diretório do PT de Salvador fará nesta quinta-feira (6) mais uma reunião para tratar das eleições de 2024 na capital. O partido deve fechar novas datas para ouvir os interessados em concorrer à Prefeitura, o que aconteceria na semana que antecedeu o 2 de Julho, mas houve um adiamento em função dos preparativos da sigla para a festa do bicentenário da independência da Bahia.

Estavam programados para serem ouvidos pela Executiva municipal o deputado estadual Robinson Almeida e o ativista político Rodrigo Pereira, ambos petistas com o desejo de concorrer ao Palácio Tomé de Souza. Além deles, também seria ouvido o presidente da Conder, José Trindade, que está no PSB.

Líder do PT na Câmara Municipal de Salvador, Tiago Ferreira afirmou que Robinson Almeida leva vantagem na disputa interna por ser um quadro “nascido no partido”. Sobre a possibilidade de filiação de Trindade à sigla, o edil afirmou que isso precisa ser discutido de forma democrática caso haja um pedido oficial do presidente da Conder.

“Respeitamos todos os outros nomes que estão sendo colocados, inclusive fora do PT, como o de Trindade. Mas hoje, dentro do partido, quem tem mais aderência é Robinson, que vem ganhando muita força internamente. Ele faz parte do nosso projeto desde o início. Acreditamos que o candidato tem que ser do 13, que faz essa polarização com o grupo que está atualmente no poder no município. Vamos apresentar um nome ao governador Jerônimo Rodrigues, ao senador Jaques Wagner e ao ministro da Casa Civil, Rui Costa, as principais lideranças do PT no nosso Estado”, declarou Tiago Ferreira a este Política Livre.

O vereador defendeu que o candidato seja escolhido “o mais rápido possível”. “Precisa definir logo porque vamos enfrentar uma máquina que está instalada já no município. Quanto mais cedo definirmos, mais cedo mobilizamos a nossa forte e aguerrida militância por um projeto novo para Salvador”.

A vereadora Marta Rodrigues defendeu, em conversa com o site, que o PT de Salvador ouça primeiro os pretensos candidatos a prefeito filiados ao partido, como é o caso de Robinson Almeida. “A partir da reunião desta quinta, vamos definir uma outra agenda com os que desejam ser candidatos. Mas a prioridade tem que ser arrumar nossa casa primeiro, ou seja, vamos ouvir os petistas logo. Começamos o debate internamente”.

Questionada sobre o possível ingresso de José Trindade ao PT, Marta afirmou que a questão precisa ser debatida internamente, caso haja um pedido de filiação. “Já presidi por três vezes o partido (em Salvador) e prezamos muito pelo diálogo interno. Faremos esse debate, se houver uma sinalização concreta neste sentido”, frisou.

Este Política Livre apurou que dos quatro vereadores do PT na Câmara – os outros dois são Suíca e Arnando Lessa -, há uma preferência por uma candidatura à Prefeitura que seja “natural” do PT e uma inclinação por Robinson Almeida, que tem intensificado as articulações junto aos correligionários e na federação formada ainda pelo PV e PCdoB. Apenas Lessa demonstra publicamente apoiar José Trindade, defendendo a filiação do presidente da Conder à legenda.

Apesar disso, caso ocorra de fato um movimento para a entrada de Trindade ao PT, não deverá haver resistências dos vereadores do partido, que são beneficiados politicamente e eleitoralmente com as ações da Conder na capital. Além disso, esse movimento, se acontecer, teria o respaldo de Rui Costa, principal padrinho da candidatura do dirigente na capital. Hoje, existe o entendimento também de que Trindade poderia ter o apoio da cúpula petista mesmo estando no PSB.

O presidente do PT da Bahia, Éden Valadares, já disse que se o candidato do grupo de Jerônimo em Salvador for do partido, será um quadro orgânico. Ele descartou a filiação de José Trindade, bem como do vice-governador Geraldo Júnior (MDB). Robinson Almeida, que esteve essa semana com Éden para tratar de 2024, também é um nome forte no âmbito estadual da sigla.

A reunião do diretório municipal do PT acontece hoje, a partir das 18h, na sede do Sindquímica, no Tororó.

Política Livre
Comentários