Home
/
Noticias
/
Exclusivas
/
PV critica decisão do diretório do PT de Salvador de aprovar candidatura própria a prefeito; PCdoB considera natural
PV critica decisão do diretório do PT de Salvador de aprovar candidatura própria a prefeito; PCdoB considera natural
Por Política Livre
07/07/2023 às 15:19
Atualizado em 07/07/2023 às 15:24
Foto: Reprodução/Facebook

Integrantes da federação com o PT, os comandos estaduais do PV e do PCdoB adotaram posições diferenciadas sobre a decisão do diretório petista em Salvador de aprovar indicação de candidatura própria ao Palácio Thomé de Souza, em reunião que aconteceu nesta quinta-feira (6), à noite.
O presidente do PV baiano, Ivanilson Gomes, afirmou que houve uma precipitação do diretório do PT na capital, uma vez que, segundo o "verde", a questão não foi debatida antes na federação. "Eles não sentaram com a gente para discutir absolutamente nada nesse sentido em Salvador. Acho que, como formamos uma federação, que deve atuar como um único partido, deveríamos ser consultados antes, tanto o PV quanto o PCdoB, para evitar ruídos na base", declarou o dirigente a este Política Livre.
"Não dá para bater no peito e dizer que vai lançar candidato. Penso que isso deve ser construído dentro da federação, de forma conjunta. Devemos todos sentar na mesa para traçar o perfil de um candidato, ao menos se o interesse for ganhar a eleição, e não apenas ficar marcando posição", complementou Ivanilson.
O presidente estadual do PCdoB, Davidson Magalhães, que é secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte do governo Jerônimo Rodrigues (PT), disse que "cada um dos partidos da federação tem o direito de indicar candidatura própria". "Nós mesmo, por meio da Executiva municipal, já aprovamos a indicação do nome da deputada estadual Olívia Santana para ser a candidata em Salvador", frisou.
"O fato é que hoje não há ainda uma definição dentro da federação. A posição da municipal do PT é do partido, não da federação. O processo agora é trabalhar para definir o projeto para Salvador e qual é o candidato ideal, que pode, inclusive, ser de fora da federação, porque vamos debater com o governador e o conjunto de aliados. Defendo que tenhamos um único candidato na capital", acrescentou Davidson.
Na reunião de ontem à noite, o diretório do PT de Salvador não aprovou uma candidatura específica, apenas o indicativo de que o partido deve ter postulante ao Palácio Thomé de Souza. Disputam neste momento a preferência dos petistas o deputado estadual Robinson Almeida, que é filiado à sigla, e o presidente da Conder, José Trindade, que está no PSB, mas cogita, nos bastidores, ingressar no PT. Os dois deverão ser ouvidos pelo diretório petista na capital nos próximos dias.
