Foto: Reprodução/Facebook
O presidente do PV baiano, Ivanilson Gomes 07 de julho de 2023 | 15:19

PV critica decisão do diretório do PT de Salvador de aprovar candidatura própria a prefeito; PCdoB considera natural

exclusivas

Integrantes da federação com o PT, os comandos estaduais do PV e do PCdoB adotaram posições diferenciadas sobre a decisão do diretório petista em Salvador de aprovar indicação de candidatura própria ao Palácio Thomé de Souza, em reunião que aconteceu nesta quinta-feira (6), à noite.

O presidente do PV baiano, Ivanilson Gomes, afirmou que houve uma precipitação do diretório do PT na capital, uma vez que, segundo o “verde”, a questão não foi debatida antes na federação. “Eles não sentaram com a gente para discutir absolutamente nada nesse sentido em Salvador. Acho que, como formamos uma federação, que deve atuar como um único partido, deveríamos ser consultados antes, tanto o PV quanto o PCdoB, para evitar ruídos na base”, declarou o dirigente a este Política Livre.

“Não dá para bater no peito e dizer que vai lançar candidato. Penso que isso deve ser construído dentro da federação, de forma conjunta. Devemos todos sentar na mesa para traçar o perfil de um candidato, ao menos se o interesse for ganhar a eleição, e não apenas ficar marcando posição”, complementou Ivanilson.

O presidente estadual do PCdoB, Davidson Magalhães, que é secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte do governo Jerônimo Rodrigues (PT), disse que “cada um dos partidos da federação tem o direito de indicar candidatura própria”. “Nós mesmo, por meio da Executiva municipal, já aprovamos a indicação do nome da deputada estadual Olívia Santana para ser a candidata em Salvador”, frisou.

“O fato é que hoje não há ainda uma definição dentro da federação. A posição da municipal do PT é do partido, não da federação. O processo agora é trabalhar para definir o projeto para Salvador e qual é o candidato ideal, que pode, inclusive, ser de fora da federação, porque vamos debater com o governador e o conjunto de aliados. Defendo que tenhamos um único candidato na capital”, acrescentou Davidson.

Na reunião de ontem à noite, o diretório do PT de Salvador não aprovou uma candidatura específica, apenas o indicativo de que o partido deve ter postulante ao Palácio Thomé de Souza. Disputam neste momento a preferência dos petistas o deputado estadual Robinson Almeida, que é filiado à sigla, e o presidente da Conder, José Trindade, que está no PSB, mas cogita, nos bastidores, ingressar no PT. Os dois deverão ser ouvidos pelo diretório petista na capital nos próximos dias.

Política Livre
Comentários