Foto: Divulgação
Candidato a reeleição ao Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia (Crea-BA), o eng. agrimensor Joseval Carqueija 02 de setembro de 2023 | 13:45

Crea-BA coleciona conquistas para profissionais nos dois últimos anos na gestão de Joseval Carqueija

bahia

Candidato a reeleição ao Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia (Crea-BA), o eng. agrimensor Joseval Carqueija que está a frente do Conselho desde janeiro de 2021 reagiu com surpresa ao desconhecimento do candidato a eleição Ubiratan Félix que, após anos como dirigente do Sindicado dos Engenheiros da Bahia (Senge) e como conselheiro do Crea-BA, desconhece a legislação vigente.

Em suas redes sociais e para a mídia, o candidato afirma que o Crea pode diminuir os valores da anuidade mostrando total falta de conhecimento e despreparo aos profissionais, prometendo algo que ele não poderá cumprir, “o Crea-BA é um órgão público federal, a Lei Federal nº 12.514/2014 fixa as regras de anuidade e reforça que os valores serão corrigidos por INPC.

Além disso, quem determina aumento dos valores é o Conselho Federal (Confea) e não os Creas”, reforça Carqueija que destaca ainda sua defesa pelo congelamento de anuidades em todas as ocasiões possíveis junto ao Confea.

Aos Creas cabe a gestão de descontos para categorias especificas de profissionais, também conforme determinado em legislação, “e isso nós já fizemos com desconto de 90% para récem-formados, efermidades graves e profissoonal senior, além de 50% para empresarios individuais. Quero ampliar, por exemplo, o desconto de récem-formado para até três anos pós formado pois, acredito que é o tempo que o profissional está ingressando e se estabelecendo no mercado”, ponderou.

Após nove anos sem realizar concurso público, o Crea-BA terá novos servidores a partir de setembro em seu quadro pessoal ampliando a fiscalização e melhorando o atendimento aos profissionais e sociedade. “Ao longo dos anos o Conselho perdeu funcionários, outros se aposentaram e isso não acompanhou o desenvolvimento do Estado e o aumento do número de profissionais registrados. Por isso, realizamos concurso público para suprir carências imediatas e vamos realizar novo concurso para outras demandas”. O eng. Joseval Carqueija destaca ainda que é preciso levar em consideração a Lei de Responsabilidade Fiscal e de que toda ação do Conselho tem respaldo na legislação vigente.

“Não prometo o que não posso fazer nem o que a Lei não me permite. Mesmo discordando e lutando para que algumas legislações, principalmente no âmbito do Conselho Federal mude, eu preciso seguir pois respondo perante aos órgãos federais e tenho um nome a zelar”, destacou Carqueija.

Há muitos anos sem cuidar do patrimônio dos profissionais e da sociedade baiana, o Crea-BA tem feito reformas em suas unidades prórpias tanto na capital quanto no interior da Bahia. A sede, em Salvador, está ganhando um anexo e todo prédio atual passará por reforma, já a cidade de Feira de Santana está passando por ampliação e reforma de sua estrutura. Em Luís Eduardo Magalhães, oeste da Bahia, uma nova unidade de atendimento será entregue ao município. Estão em fase de licitação as unidades Vitória da Conquista, Irecê e Juazeiro. “As unidades vão contar com auditório para realização de cursos e treinamentos e espaço coworking para que os profissionais possam desenvolver suas atividades quando estiverem em trânsito. Precisamos lembrar que as atividades das engenharias, agronomia e geociência envolvem mobilidade e que nossa extensão territorial é grande”, alerta Carqueija.

A atual gestão do Conselho baiano implantou ainda escritórios regionais atendendo a pedido dos profissionais, “estamos com dois escritórios já em funcionamento nas cidades de Campo Formoso e Poções. Teremos ainda unidades em Serrinha, Mucugê, Porto Seguro, Ibotirama, Rosário (distrito de Correntina) e Itapetinga, mostrando um Crea para toda a Bahia, ampliando o atendimento aos profissionais e sociedade baiana”, reforçou Joseval Carqueija, candidato à reeleição.

Uma parceria articulada pelo eng. Joseval Carqueija com o presidente do Sinduscon-BA, Alexandre Landim, está em curso para incentivo de staturps e irão compor o Hub da Construção Sinduscon que está em instalação no prédio do Sindicato localizado na Pituba, em Salvador.

O objetivo é apoiar o desenvolvimento de projetos voltados a otimizar tempo nas obras e também a sustentabilidade das mesmas, “antes de me afastar para concorrer a reeleição participei da análise dos projetos selecionados pelo edital de inovação e sutentabilidade da construção civil lançado pelo Sinduscon em parceria com o Crea-BA. As selecionadas estarão no Hub da Construção Sinduscon, espaço pensando para fomentar novas ideias e estimular a competitividade”, destaca Carqueija.

Já com a TV ALBA, a parceria iniciada em 2022 já tem dado frutos. A Revista do Crea-BA que discute temas das áreas tecnológicas e consolidada há 20 anos tem tido os temas discutidos transformados em matérias para TV no Alba Notícias com o quadro Bahia de Oportunidades, em alusão ao Programa lançado pelo Crea-BA na Semana Oficial de Engenharia e Agronomia (SOEA) em Goiânia, também em 2022, que envolve uma série de projetos voltados a discutir a necessidade de industrialização da Bahia e que, obrigatoriamente, passa pelas profissões e profissionais do Crea-BA.

“O Bahia de Oportunidades saiu da minha vivência percorrendo de norte a sul, leste a oeste da Bahia como profissional do Sistema. Estamos trabalhando para levar aos legisladores e gestores do nosso Estado a necessidade de trabalharmos juntos para promover a abertura de mercado com geração de emprego e renda não apenas para os profisisonais do Conselho, mas para toda a sociedade”, disse Carquieja.

Criado em Maragojipe e residente em Barreiras há mais de 16 anos, Joseval Costa Carqueija tem 47 anos, é casado e pai de duas meninas, Beatriz e Mariana. Engenheiro Agrimensor e especialista em geotecnologias, é o primeiro presidente do Crea-BA do interior do Estado e da iniciativa privada. Com a sua empresa Consultec atua na área de energia eólica e solar prospecção de parques, regularização fundiária e licenças. Com extensa atuação ainda na área rural, com vasta experiência em assessoria à grande produtores do agronegócios, pecuaristas de porte médio e pequenos produtores rurais nas áreas de titulação de terras, regularização fundiária e meio ambiente.

No Sistema Confea/Crea e Mútua foi responsável por implementar o Crea-Jr na Bahia quando conselheiro do Crea-BA, já foi diretor geral da Mútua-BA (Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea-BA), coordenador nacional das câmaras especializadas do Confea, além de responsável por criar diversas associações profissionais para aumentar a representatividade das mais diversas categorias abrangidas pelo Sistema no Plenário do Crea-BA, entre elas estão: Aelen Asseob, Assepb, Abeca – PE, Abemec-BA, Aprogeo-BA, Afeag-BA, Agrolem, Aep-BA e Asseab.

Durante a sua gestão no Crea-BA, duas dessas entidades já foram homologadas pelo Confea e já contam com assento no Crea-BA: Asseob e Aep-BA. Em 2024, também terá assento a récem homologada Abemec-BA.

Comentários