Foto: Mariana Nedelcu/Reuters
Vale lembrar que Chico Kertész trabalhou na campanha presidencial de Lula (PT) em 2022, e agora cuida da campanha de redes sociais de Massa 24 de outubro de 2023 | 07:25

Publicitário baiano, Chico Kertész é convidado para cuidar da campanha de redes sociais de Massa na Argentina

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O publicitário Chico Kertész, que foi convidado para integrar a campanha do candidato à Presidência da Argentina Sergio Massa, afirmou que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) “não existe” nas eleições do país vizinho. As informações são da colunista Mônica Bergamo, do jornal Folha de São Paulo.

“Não fizemos nenhuma peça publicitária, nenhum vídeo, nada que vinculasse o [Javier] Milei ao Bolsonaro”, afirmou Chico, referindo-se ao principal adversário de Massa na corrida eleitoral.

Vale lembrar que Chico Kertész trabalhou na campanha presidencial de Lula (PT) em 2022, e agora cuida da campanha de redes sociais de Massa.

“Bolsonaro não tem essa importância eleitoral que muitos brasileiros pensam que ele tem na Argentina. Os eleitores aqui estão preocupados com outras coisas, com a vida e as políticas públicas de seu próprio país”, opinou.

Explorar o que seria o lado negativo de Bolsonaro, associando Milei a ele, portanto, “não tem sentido algum”, afirma.

“Tanto é que nem mesmo a visita do Eduardo Bolsonaro [deputado federal e filho do ex-presidente] teve destaque no noticiário”, segue. O parlamentar chegou a ter uma fala cortada quando dava entrevista a um canal da televisão argentina, e foi ironizado por jornalistas por defender o armamento da população.

Nem mesmo a imagem de Lula tem sido usada para ajudar Massa, diz Kertész, que é também diretor de cinema. “Os argentinos estão preocupados com a Argentina.”

Um vídeo que viralizou na semana passada no Brasil e que mostrava o rosto de Bolsonaro se transformando no de Milei não era de nenhuma campanha do país vizinho, afirma o publicitário. E sequer circulou nas redes argentinas.

“Esse tipo de argumento interessa a um público restrito”, afirma.

Segundo ele, os principais assuntos explorados pela campanha de Massa nas redes sociais foram relativos à educação, à segurança e à saúde.

Os publicitários de Massa atacaram as propostas de Milei de permitir a venda de armas e de órgãos humanos, e de dar um voucher para o estudante que quiser ir à escola, sem que seja obrigado a frequentá-la.

Em um dos vídeos (veja acima), crianças chegam a uma escola. Na sala de aula, cada uma delas começa a tirar objetos de sua mochila para começar o dia.

De acordo com a Folha, Kertész faz parte do grupo de brasileiros que foi contratado para cuidar das redes sociais de Massa.

Dele fazem parte também os publicitários Raul Rabelo – que, como Kertész, trabalhou na campanha presidencial de Lula em 2022– e Otávio Antunes, que comandou a publicidade da campanha de Fernando Haddad ao governo de São Paulo.

Todos têm em comum o fato de ter trabalhado nas campanhas eleitorais do PT no ano passado.

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