26 dezembro 2024
O MDB avançou nas negociações por um acordo pelo qual o PCdoB pode apoiar a candidatura do vice-governador Geraldo Jr. à Prefeitura de Salvador em troca da indicação da vaga de vice na chapa do emedebista.
Hoje, o nome mais forte para assumir a vice de Geraldo Jr. é o de Angela Guimarães, secretária estadual de Promoção da Igualdade Racial e muito ligada à deputada estadual Olívia Santana (PCdoB), que ainda aparece como pré-candidata em Salvador.
A ofensiva do MDB praticamente isola a candidatura do deputado estadual do PT Robinson Almeida à sucessão do prefeito Bruno Reis (União Brasil), tornando mais fácil para a cúpula petista recomendar que o petista abra mão do projeto eleitoral do partido em favor do do emedebista.
As sinalizações sobre o enfraquecimento de Robinson como opção à Prefeitura no grupo do governo se tornaram mais evidentes com a decisão do PV, outro partido que forma com o PT e o PCdoB a federação, de passar a defender o nome do vice-governador do Estado para a disputa em Salvador.
Mas o resultado das conversas do PCdoB com o MDB não deixou de pegar a articulação política de Robinson de surpresa, já que, como enfatizam os petistas, em conversas os comunistas costumavam criticar Geraldo Jr. e dizer que o parlamentar seria o melhor candidato, indicando um possível apoio a ele.
Hoje mais cedo os petistas diziam que, diante da demora do governador Jerônimo Rodrigues (PT) em anunciar o nome do grupo, já trabalhavam com a hipótese de duas candidaturas à Prefeitura – a de Geraldo Jr. e a de Robinson -, o que significaria o fracasso da proposta de unidade.
Política Livre