Foto: Divulgação
Elinaldo vai anunciar Flávio Matos como sucessor em Camaçari 10 de dezembro de 2023 | 18:05

Com base em pesquisas, Elinaldo vai anunciar Flávio Matos como sucessor em Camaçari

exclusivas

O prefeito de Camaçari, Antonio Elinaldo (União), anuncia na próxima terça-feira (12) o nome do candidato à sucessão nas eleições de 2024. Conforme já esperado, o escolhido será o presidente da Câmara de Vereadores, Flávio Matos (União), que venceu a disputa interna no grupo governista contra o vice-prefeito José Tude (União). O anúncio ocorre no espaço Vip Music Hall, no Centro, em coletiva agendada para as 16h.

Antes, a previsão do anúncio era o dia 6 de janeiro, mas Elinaldo decidiu antecipar o prazo. A mudança ocorreu após pressão de aliados do prefeito que, há algum tempo, consideravam prejudicial o clima de disputa e indefinição na base do chefe do Executivo municipal.

Além disso, esses mesmos aliados apontavam que o secretário estadual de Relações Institucionais, Luiz Caetano (PT), ex-prefeito e que será o candidato da base do governador Jerônimo Rodrigues (PT) no município, vinha se movimentando sem adversário, ampliando a vantagem que já tem nas pesquisas. Neste final de semana, por exemplo, Caetano deixou de viajar com o governador para fazer pré-campanha no Centro e na orla de Camaçari.

Com a antecipação do anúncio por Elinaldo, sobra mais tempo também para curar as feridas de Tude e dos apoiadores do vice-prefeito, que foi o maior defensor da realização de pesquisas para a escolha do candidato. Tude acreditava que, com o track record de quem já foi prefeito de Camaçari por três vezes, levaria vantagem nesse quesito, o que acabou não ocorrendo – ele ficou com a rejeição mais elevada.

Flávio Matos, que foi o vereador mais bem votado de Camaçari em 2020, tinha garantido antes mesmo da definição do candidato o apoio de praticamente todos os vereadores da base de Elinaldo. O único que estava com Tude era Jamelão (União), antigo aliado do vice-prefeito. O edil é visto como uma “novidade” no processo e com possibilidade de ganhar terreno sobre Caetano, que deve enfrentar o desgaste natural de quem já foi prefeito.

No final de novembro, inclusive, o líder do governo na Câmara Municipal de Camaçari, vereador Júnior Borges (União), que era um dos pré-candidatos à sucessão de Elinaldo, declarou publicamente apoio a Flávio Mattos, em um gesto entendido como uma sinalização clara de que a escolha do prefeito estava sacramentada.

Além de Júnior Borges, também já foram pré-candidatos à sucessão de Elinaldo o atual superintendente de Trânsito e Transporte Público, Helder Almeida (União), ex-prefeito; o vereador licenciado e secretário de Esporte, Lazer e Juventude, Jorge Curvelo (União); e o vereador licenciado e secretário de Saúde, Elias Natan (União). Em setembro, ficou definido, após uma reunião entre Elinaldo e o ex-prefeito ACM Neto (União), que ficariam no páreo apenas Tude e Flávio Matos.

Política Livre
Comentários