/

Home

/

Noticias

/

Exclusivas

/

Conforme antecipado por Política Livre em novembro, João Gualberto renuncia em Mata de São João

Conforme antecipado por Política Livre em novembro, João Gualberto renuncia em Mata de São João

Por Política Livre

15/12/2023 às 10:02

Atualizado em 15/12/2023 às 11:11

Foto: Divulgação

João Gualberto está com rejeição alta no município

Conforme antecipado com bastante antecedência por este Política Livre, João Gualberto (PSDB), renunciou ao cargo de prefeito de Mata de São João. O anúncio foi feito pelo próprio gestor, na manhã desta sexta-feira (15). A partir da próxima terça-feira (19), quem assume a prefeitura é o vice-prefeito, Agostinho Batista Neto, o Bira da Barraca (União Brasil).

Ao anunciar a decisão, Gualberto disse que já consolidou seu trabalho e cumpriu a promessa de entregar a administração do município aos "filhos da terra". "Encerro este ciclo com a sensação de dever cumprido. Hoje, todo nosso secretariado municipal é composto por matenses, os cargos de chefia são ocupados por matenses e, para consolidar, o prefeito agora será matense", disse.

Já Bira destacou a transformação que o município teve nos últimos 20 anos. "Tenho muito orgulho de participar de uma gestão que elevou Mata de São João para o cenário nacional, com uma gestão de excelência, tornando a cidade um dos mais importantes e consolidados destinos turísticos. Temos também o pioneiro ensino 100% integral, os investimentos em inclusão social, saúde e infraestrutura. Vamos honrar esse legado e dar continuidade ao trabalho, avançando ainda mais", afirmou.

A solenidade de posse de Bira como prefeito de Mata de São João está marcada para ocorrer na próxima terça-feira (19), às 17h, na Câmara Municipal. Há 52 anos o município não era gerido por um matense.

Em tempo

No último dia 17 de novembro, o Política Livre antecipou a informação de que a renúncia ocorreria, e que Gualberto deveria viajar para uma temporada de 12 meses para a Europa, onde prospectava novos negócios. Em seguida, o prefeito confirmou à imprensa que iria para Portugal, onde comprou uma rede de supermercados, ramos em que prosperou nos negócios na Bahia.

Com rejeição alta no município, o prefeito bolsonarista, que também é empresário poderoso do setor imobiliário, está com rejeição alta no município. Ele também já havia anunciado, em agosto, que não concorreria à reeleição, apoiando Bira à própria sucessão para a Prefeitura de Mata de São João.

Em setembro, este Política Livre anunciou que ele teria iniciado conversas para migrar para o Avante, partido controlado na Bahia pelo ministro chefe da Casa Civil, Rui Costa (PT), e oficialmente comandado pelo ex-deputado federal Ronaldo Carletto. Os entendimentos não foram adiante.

Leia também: João Gualberto pode renunciar a mandato de prefeito de Mata de São João no princípio do próximo ano

Comentários
Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Política Livre
politica livre
O POLÍTICA LIVRE é o mais completo site sobre política da Bahia, que revela os bastidores da política baiana e permite uma visão completa sobre a vida política do Estado e do Brasil.
CONTATO
(71) 9-8801-0190
SIGA-NOS
© Copyright Política Livre. All Rights Reserved

Design by NVGO

Nós utilizamos cookies para aprimorar e personalizar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda em contribuir para os dados estatísticos de melhoria. Conheça nossa Política de Privacidade e consulte nossa Política de Cookies.