Home
/
Noticias
/
Exclusivas
/
ACM Neto proíbe alianças do União Brasil com PT, mas deixa caminho livre para outras siglas aliadas de Jerônimo
ACM Neto proíbe alianças do União Brasil com PT, mas deixa caminho livre para outras siglas aliadas de Jerônimo
Por Política Livre
06/03/2024 às 07:51
Atualizado em 06/03/2024 às 08:18
Foto: Divulgação

Líder da oposição na Bahia, o ex-prefeito de Salvador ACM Neto e a Executiva estadual do União Brasil proibiram coligações entre o partido e o PT nas eleições municipais deste ano. A decisão foi tomada após uma reunião do comando da legenda, realizada nesta segunda-feira (04) e que contou com a presença de deputados federais e estaduais, além dos prefeitos da capital, Bruno Reis, e de Camaçari, Antonio Elinaldo.
Segundo apurou o Política Livre, a proibição não se estende a composições com outros partidos da base do governador Jerônimo Rodrigues (PT), inclusive aqueles de posicionamento mais a esquerda, a exemplo do PSB e até do PV e do PCdoB, siglas que formam uma federação com os petistas.
Também não há vetos a alianças com legendas que já foram aliadas do grupo de ACM Neto e que migraram para a base governista, como é o caso do Solidariedade - em Itabuna, por exemplo, o deputado estadual Pancadinha, que é do partido, terá o apoio do União Brasil na corrida pela Prefeitura.
Em igual medida, do lado de Jerônimo apenas o PT vetou alianças com o União Brasil. O PSB, por exemplo, pode apoiar a reeleição do prefeito de Teixeira de Freitas, Marcelo Belitardo, do mesmo partido de ACM Neto.
Vale lembrar que o União Brasil, embora seja adversário do PT na Bahia, ocupa ministérios e cargos federais no governo do presidente Lula. No Estado, o partido de ACM Neto manteve ou indicou os titulares de órgãos importantes, como as superintendências da Codevasf e dos Correios.
