13 de março de 2024 | 12:31

Radar do Poder: O apoio do PL a Bruno, a tentativa de constrangimento a Jonga, o avanço de Lúcia e o racha pedetista em Irecê

radar do poder

Apoio em abril

Após o sucesso da visita do ex-presidente Jair Bolsonaro a Salvador, o comando do PL da Bahia pretende anunciar, entre o meio e o final de abril, o apoio à reeleição do prefeito Bruno Reis (União). Presidente estadual da legenda, João Roma já sinalizou que o entendimento não vai, a princípio, envolver a ocupação de cargos no primeiro escalão. Bruno terá que assumir o compromisso de incorporar novas propostas da legenda na área econômica e ajudar na formação da chapa de candidatos a vereador. Enfim, aquele papo que começa assim, mas não é nada disso.

Mãos de Roma

Por falar nisso, o PL, que esperava ficar sem vereadores de mandato em Salvador na disputa pela reeleição, recebe agora apelos para ficar com três. Com poucas opções para onde ir e se viabilizar eleitoralmente, fontes do Palácio Thomé de Souza acreditam que o melhor caminho para Alexandre Aleluia e para Isnard Araújo é permanecer na legenda – se Roma deixar. O terceiro seria o vereador Sidninho (Podemos), caso não tenha sucesso nas conversas com a federação PSDB/Cidadania.

Afinidades

O ingresso de Sidninho na federação PSDB/Cidadania segue na dependência da saída do mesmo grupo do vereador Téo Senna, que pode desembarcar no PDT. Como já revelou a Radar do Poder, os tucanos, incluindo o presidente da Câmara Municipal, vereador Carlos Muniz, articulam para que Téo deixe a legenda por falta de afinidade. Bruno Reis busca uma solução que acomode todos os aliados.

Fé na vice

O Republicanos segue na luta para tentar emplacar a vice na chapa de Bruno Reis no pleito de outubro. Para isso vale muita oração. No domingo (10), as principais lideranças da sigla no Estado, a exemplo do deputado federal Márcio Marinho, fizeram questão de levar o prefeito para um culto na catedral sede da Igreja Universal em Salvador, na Avenida ACM, que ficou lotada. Na ocasião, Bruno foi abençoado no altar pelo bispo Sergio Corrêa. A vice-prefeita Ana Paula Matos (PDT), naturalmente, não foi convidada.

Extremismo

O deputado federal Capitão Alden (PL) tentou constranger Jonga Bacelar (PL) no momento em que o colega apareceu num restaurante em Salvador para cumprimentar Jair Bolsonaro (PL), de quem já foi líder na Câmara dos Deputados. No momento da chegada do parlamentar, Alden (PL) puxou um coro de “mito” e começou a filmar Jonga ao lado do ex-presidente. Dizem que o plano era levar o vídeo para o Palácio do Planalto. Como se todos não soubessem que Jonga faz questão de relacionar bem com todos os lados.

Empatia

Certamente para demonstrar empatia, uma virtude que o acusam de não ter quando era presidente da República, Jair Bolsonaro interrompeu a agenda em Salvador, no sábado (9), para comparecer ao sepultamento de um cidadão baiano comum: o perito da Polícia Técnica Joaquim Max Haack, que faleceu aos 86 anos e era pai do fotojornalista Max Haack, próximo do ex-ministro João Roma. Bolsonaro pediu para não ser fotografado na despedida do perito, mas o registro foi captado pelas redes sociais.

Lentidão

Vereadores aliados do governo Jerônimo Rodrigues (PT) intensificam as cobranças por definições estratégicas para a campanha do vice-governador Geraldo Júnior (MDB) em Salvador. As queixas vão desde a falta de interlocutores para a intermediação de demandas, a exemplo de ações nas comunidades, até a falta de diálogo sobre a formação da chapa proporcional. “Sabemos que é impossível seguir o ritmo da Prefeitura, mas não podemos ser tão lentos”, disse um petista à coluna.

Concessões emedebistas

Novo presidente do MDB de Salvador, Lúcio Vieira Lima garante que o partido tem atualmente uma lista com mais de 60 pré-candidatos a vereador. O desafio, segundo ele, é reduzir para 44, número máximo de postulantes permitidos por sigla. Ele disse que o único vereador de mandato com quem tem conversado até agora é Joceval Rodrigues, que vai deixar o Cidadania, legenda que está na base de Bruno Reis. “Também estamos dispostos a fazer conceções a aliados, já que ocupamos a cabeça da chapa majoritária”.

Lúcia avança

Lúcio disse à Radar do Poder que caberá ao conselho político do governador definir quem assumirá as tarefas de coordenação da campanha de Geraldo Júnior, o que ainda não aconteceu, assim como não avançou a discussão da vice. Enquanto isso, em Vitória da Conquista a pré-candidata emedebista, vereadora Lúcia Rocha, definiu como vice o vereador Marcus Vinicius (Podemos) e contratou até a marqueteira, que será a publicitária carioca Karina Terso.

Lado pepista

Com a escolha de Marcus Vinicius para vice de Lúcia Rocha, o PP, que vinha dialogando com a emedebista, deve apoiar a reeleição da prefeita Sheila Lemos (União). Caso isso se confirme, será a terceira aliança dos pepistas com o grupo do ex-prefeito ACM Neto (União) em cidades importantes, uma vez que o partido, presidido na Bahia pelo deputado federal Mário Negromonte Júnior, já declarou apoio à reeleição de Bruno Reis e vai caminhar com a candidatura do vereador Flávio Matos (União) em Camaçari.

Portas reabertas

Jerônimo Rodrigues (PT) voltou a receber comitivas de deputados estaduais com prefeitos esta semana, em Salvador. Entre os grupos convidados estão os de parlamentares que aderiram ao Palácio de Ondina em 2023, depois das eleições do governador, inclusive do PL. Como sempre, sai todo mundo chamando o governador de “Jero”, dada a simpatia.

Binho Galinha

Os líderes do governo, Rosemberg Pinto (PT), e da oposição, Alan Sanches (União), pretendem se reunir na tarde desta quarta-feira (13) com o procurador-geral de Justiça, Pedro Maia, para tratar das investigações contra o deputado Binho Galinha, acusado de liderar um grupo miliciano em Feira de Santana. Eles querem tomar conhecimento do caso. Entretanto, na Assembleia Legislativa o sentimento é que algo só será feito contra o parlamentar depois de uma decisão judicial.

Trator

Aliás, pegou mal o discurso feito em plenário esta semana por Rosemberg sobre o caso Binho Galinha, no qual afirmou que a Casa não deve satisfação ao Ministério Público e “nem a ninguém”. “Isso porque ele é apenas líder do governo. Agora imagina se fosse presidente da Assembleia? Seria um verdadeiro trator. Ia sair atropelando todo mundo, principalmente a minoria”, argumentou um importante membro da bancada de oposição.

Recusas

Aliás, Rosemberg está encontrando dificuldades para escalar o “time” governista para compor o Conselho de Ética justamente por conta das acusações contra Binho Galinha, que podem acabar, mais cedo ou mais tarde, no colegiado. Alguns parlamentares recusaram de pronto o chamado do petista para participar da comissão, seja por ‘receio’ ou pura falta de interesse político em punir colegas.

Racha pedetista

Em Irecê, os deputados federais Leo Prates e Félix Mendonça, ambos do PDT, tomaram rumos diferentes nas eleições de 2024. Enquanto o primeiro declarou apoio ao vereador Murilo Franca (PSB), lançado como sucessor do prefeito Elmo Vaz (PSB), o segundo optou pelo vereador e presidente da Câmara Municipal Figueiredo, que vai deixar o partido do prefeito para se filiar ao ninho pedetista e entrar na disputa majoritária de outubro.

Pitacos

* Aliados do presidente da Assembleia, Adolfo Menezes (PSD), se movimentam para que a PEC da Reeleição seja votada na próxima terça-feira (19). A maior parte da bancada do deputado federal Elmar Nascimento (União) vai votar contra.

* Mesmo assumindo a liderança do União Brasil na Assembleia, o deputado Robinho promete manter o ritmo como pré-candidato a prefeito de Mucuri. De quinta a domingo ele fica no município. A disputa, a exemplo de 2020, promete ser dura por lá.

* Circulam em grupos de WhatsApp de Salvador áudios que apontariam a ligação de um pré-candidato a vereador de Salvador, apoiado por um importante parlamentar, com o tráfico de drogas. Quem com porcos se mistura…

* O PL ainda não oficializou o apoio a Bruno Reis, mas os pré-candidatos do partido, incluindo Alexandre Moreira, assessor do deputado estadual Diego Castro, já participam dos eventos oficiais da Prefeitura e são até citados no microfone.

* O vereador Toinho Carolino (Podemos) pretende anunciar na sexta-feira (15) para qual partido irá se filiar visando disputar a reeleição. A tendência é que seja mesmo o DC.

* Caso o Novo confirme o apoio à reeleição de Bruno Reis, o prefeito entrará na disputa com dez partidos, número superior aos oito previstos inicialmente e que leva em conta o PMB, controlado pelo vereador Átila do Congo, de saída do PRD.

* Ao trocar o Novo pelo PL, o vereador de Lauro de Freitas Tenóbio praticamente perdeu as chances de ser vice da vereadora Débora Régis, pré-candidata do PDT à prefeitura.

* A prefeita de Morro do Chapéu, Juliana Araújo, vai se filiar na próxima semana ao PDT. O ato, marcado para o dia 21, será realizado com a presença de parlamentares de diversos partidos.

* Convidado por Leo Prates, quem também pode ingressar nas fileiras pedetistas é o prefeito de Feira de Santana, Colbert Martins (MDB). O emedebista não descartou a possibilidade, mas disse que ainda é cedo para decidir.

Radar do Poder, a coluna de bastidores do Política Livre
Comentários