Foto: Sandra Travassos/AL-BA/Arquivo
O ex-deputado Geraldo Simões 01 de abril de 2024 | 12:11

PT define no sábado (06) se terá candidato em Itabuna; Rosemberg Pinto diz que federação pode reprovar Geraldo Simões

exclusivas

O PT de Itabuna realiza no próximo sábado (06) um encontro para definir se vai manter a pré-candidatura do ex-deputado federal e ex-gestor municipal Geraldo Simões, filiado ao partido, ou se apoiará a reeleição do prefeito Augusto Castro (PSD). Nos bastidores, o movimento de lideranças petistas e de siglas aliadas para retirar Simões do páreo foi intensificado.

Líder do governo na Assembleia e quarto deputado estadual mais bem votado em Itabuna, o petista Rosemberg Pinto disse ao Política Livre que, mesmo se for mantida sábado, a pré-candidatura de Geraldo Simões pode ser rejeitada no âmbito da federação formada por PT, PCdoB e PV.

“O PT, como todos sabem, forma uma federação com os companheiros do PCdoB e do PV. O candidato também tem que ser definido pelo conjunto dos três partidos. O PCdoB e o PV fazem parte da gestão de Augusto e desejam continuar a parceira. Nada contra Geraldo Simões. Então, em última instância, quem vai definir isso é o comando estadual (das três legendas). A minha posição todos sabem: defendo o apoio à reeleição do prefeito”, declarou Rosemberg.

Vale ressaltar que o secretário de Governo de Itabuna, Rosivaldo Pinheiro, é ligado a Rosemberg. Já o PCdoB indicou a secretária municipal de Educação, professora Adriana Tumissa. O PV ocupa cargos no terceiro escalão da gestão municipal.

Procurado, Geraldo Simões disse não acreditar que, se for mantido candidato pelo PT, tenha o nome retirado pela federação. “Se for assim, nesse negócio de dois a um, não vamos ter um único candidato petista no Brasil. É preciso levar em conta a quantidade de deputados federais que temos. O PT tem 68, contra seis do PCdoB e seis do PV”, pontuou.

Ele ressaltou que o PT “precisa discutir a questão de Itabuna com seriedade, sobretudo porque a atual gestão tem uma péssima avaliação”. Simões lembrou ainda que o governador Jerônimo Rodrigues (PT) perdeu as eleições no município nos dois turnos para o ex-prefeito ACM Neto (União).

O PT, que já chegou a ter simultaneamente oito prefeitos na região sul da Bahia, incluindo Geraldo Simões em Itabuna, hoje governa apenas Itacaré. O encontro de sábado vai acontecer a partir das 9h, na Câmara de Vereadores.

Política Livre
Comentários