26 dezembro 2024
Membro da Executiva estadual do PP, o ex-prefeito de Ilhéus Jabes Ribeiro deve retirar nas próximas horas o nome da corrida eleitoral no município do sul do Estado, o que favorece o outro postulante da oposição, o empresário Valderico Júnior, do União Brasil.
Apesar disso, segundo apurou o Política Livre, Jabes não será vice de Valderico. O pepista estaria insatisfeito com o posicionamento do União Brasil sobre a sucessão em Ilhéus.
Ano passado, foi feito um acordo entre os dois pré-candidatos de que aquele melhor posicionado nas pesquisas seria o cabeça de chapa, e o outro ficaria com a vice.
Entretanto, Valderico, que estaria em posição inferior a Jabes nos levantamentos, não teria aceitado cumprir o acordo, referendado com o aval do ex-prefeito de Salvador ACM Neto (União) e do secretário de Governo da capital, Cacá Leão, outro membro da Executiva estadual do PP.
A decisão de Jabes de retirar a nome da disputa parte de uma avaliação interna de que duas candidaturas da oposição favorece a postulante do PT, Adélia Pinheiro, ex-secretária estadual da Educação e que vem crescendo nas pesquisas.
“Jabes não vai para uma aventura, mas também não aceitará ser vice. Além disso, o comportamento de Valderico e do União Brasil em Ilhéus pode contribuir para afastar ainda mais o PP do grupo de Neto e aproximar a legenda do governador Jerônimo Rodrigues (PT) para 2026”, declarou à coluna uma fonte pepista.
No campo da oposição, quem também se colocou foi o vereador Augustão, ex-petista e hoje no PDT. O edil, no entanto, estaria mantendo conversas com o prefeito Mário Alexandre (PSD), que lançou como sucessor, dividindo a base de Jerônimo, o ex-secretário municipal de Gestão e Inovação Bento Lima (PSD), que ainda não decolou.
Política Livre