Foto: Divulgação/Arquivo
Mariana Oliveira 24 de julho de 2024 | 12:51

Lideranças do PT e do PSD contrariam federação e candidato oficial do governador e declaram apoio a Mariana Oliveira em Jacobina

exclusivas

De olho na eleição de 2026, lideranças de peso do PT não irão seguir a orientação da Federação Brasil da Esperança, formada pelo partido junto com o PCdoB e o PV, e já confirmaram presença na convenção da pré-candidata do PSB à Prefeitura de Jacobina, a dentista Mariana Oliveira.

Em Jacobina, o candidato da federação é o prefeito Tiago Dias (PCdoB), que também é, em tese, o postulante oficial do governador Jerônimo Rodrigues (PT), uma vez que tem a prerrogativa da reeleição. Mariana é a “banda b” no município. Ela era presidente do PT na cidade, mas deixou a legenda justamente para poder ser candidata, sendo acolhida pela legenda comandada na Bahia pela deputada federal Lídice da Mata – tinha convite também para ingressar no Avante.

Um dos petistas que estarão presentes na convenção de Mariana, agendada para o dia 3, a partir das 18h, na Câmara de Vereadores, é o deputado federal Jorge Solla. A dentista tem ainda o apoio individual do vereador de Jacobina Martins (PT) e a simpatia dos “menudos” petistas – o presidente da legenda na Bahia, Éden Valadares, o chefe de Gabinete do Governador, Adolpho Loyola, e o principal assessor do senador Jaques Wagner, Lucas Reis.

Além disso, Mariana recebeu o apoio do deputado federal Antonio Brito, do PSD, sigla que assumiu o compromisso de apoiar Tiago Dias, que enfrenta alta rejeição e a debandada de aliados. Brito, inclusive, confirmou presença na convenção da dentista.

Procurada pelo Política Livre, Mariana, que já tem o apoio do Avante, afirmou que ainda está negociando com outros partidos para definir o vice na chapa. “O cenário ainda está muito indefinido. Estamos esperando a conclusão de algumas conversas. Nas próximas horas, teremos o apoio de mais um partido”, disse.

Ela tem a expectativa, inclusive, de receber o apoio de um dos pré-candidatos na disputa, mas mantém o mistério. Em Jacobina, também estão na corrida eleitoral Kátia da Saúde, do Podemos e atual vice-prefeita de Tiago Dias; o empresário Paulo Henrique, do PSDB; o empreendedor Valessio Brito, do Psol; o ex-prefeito Leopoldo Passos (Solidariedade), que está inelegível e pode lançar a esposa, Valdice (Solidariedade); e o ex-prefeito Luciano da Locar (União).

Política Livre
Comentários